Cinco perguntas para Leticia Batistela

Profissional é conselheira institucional do South Summit Brazil

Leticia Batistela é advogada, diretora da Procempa e conselheira institucional do South Summit - Crédito: Arquivo Pessoal

1- Quem é você, de onde veio e o que faz?

Sou advogada e uma líder reconhecida no setor de Tecnologia e Inovação, com ampla experiência em gestão pública e no desenvolvimento de ecossistemas inteligentes. Presidi a Associação das empresas de Tecnologia da Informação do Rio Grande do Sul (Assespro-RS) e ocupei posições na diretoria de outras entidades e conselhos de istração.

Atualmente, estou à frente da Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação (Procempa), liderando a modernização dos serviços digitais de Porto Alegre. Também sou cofundadora e vice-presidente da Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), onde trabalho para impulsionar a transformação digital nos municípios brasileiros.

Minha experiência na articulação entre empresas, governo e sociedade me permite promover inovação e inclusão digital de forma estratégica. Hoje, meu foco está na busca por eficiência na istração pública e no fortalecimento da inovação tecnológica, tanto no setor público quanto no privado.

2- De onde surgiu o gosto pelo setor de Tecnologia da Informação">

3- Recentemente você foi anunciada como conselheira institucional do South Summit Brazil. Quais são as expectativas e desafios para este ano de evento?

No South Summit Brazil, chego ao conselho para contribuir com minha visão estratégica sobre o impacto social da inovação e agregar valor ao evento com meu profundo conhecimento sobre ecossistemas públicos e privados. Meu objetivo é fortalecer a conexão entre os diferentes atores, equilibrando inovação tecnológica, governança eficiente e impacto social.

4- Como estão as preparações com a proximidade do evento chegando?

O South Summit 2025 será ainda maior e mais impactante. Haverá agendas voltadas para os desafios do futuro e a construção de um ambiente de inovação cada vez mais transformador.

5- Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Em cinco anos, vejo-me investindo em três eixos estratégicos: o fortalecimento das cidades inteligentes no Brasil, buscando expandir a adoção de tecnologias para tornar as cidades mais conectadas, eficientes e sustentáveis, por meio de, ampliação de políticas públicas voltadas à transformação digital nos municípios. Além disso, a integração de dados e sistemas para aprimorar serviços como mobilidade, segurança e saúde e capacitação de gestores públicos para impulsionar a inovação no setor público.

Outro eixo é a modernização e digitalização da gestão pública, visando acelerar e ampliar iniciativas que promovam eficiência e transparência na istração pública, incluindo: a implementação de tecnologias para otimizar processos e serviços governamentais, expansão da infraestrutura digital, com foco em nuvem governamental e cibersegurança e o uso de automação e Inteligência Artificial para reduzir burocracia e melhorar a experiência do cidadão.

Além da inclusão digital e diversidade no setor de Tecnologia, superando desafios estruturais para democratizar o o à inovação. A intenção é garantir inovação à periferia e fomento a programas de capacitação e empreendedorismo digital.

Comments