O jornalista cultural Carlinhos Santos lançará nesta quinta-feira, 18, o livro 'Mil Folhas', às 19h, na Livraria Clareira (Rua Henrique Dias, 111 - bairro Bom Fim), em Porto Alegre. A obra é uma coletânea de textos poéticos anteriormente publicados na coluna '3por4' do Jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, onde o profissional trabalhou por 13 anos. A publicação também conta com crônicas inéditas, desenhos da artista Vivi Pasqual e com o projeto gráfico desenvolvido por Marco Verdi. 573a2n
O livro foi contemplado pelo edital de 2022 do Financiarte, fundo de financiamento da Secretaria de Cultura de Caxias do Sul, e nele Carlinhos se propõe a tratar do corriqueiro, descrevendo paisagens e encontros cotidianos. O poeta e escritor Richard Serraria publicou uma resenha na Matinal, em que relata que o livro propõe uma ?invenção de sentidos a partir do ouvido, poesia em voz alta. São flashes curtos, transitórios e furtivos, uma poética do instante destacando momentos de poesia concreta em tempos de imediatismos virtuais.?
Carlinhos é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e fez mestrado em Educação na Universidade de Caxias do Sul (UCS). O poeta Marco de Menezes foi outro que escreveu sobre a nova obra do profissional. ?O 'Mil Folhas' que Carlinhos generosamente nos entrega tem páginas arrancadas, hiatos pregnantes, tem ar do Rio e de São Gabriel e do Panazzolo. Para usufruir devagar, tomando um 'solzinho', ou na solidão de um banco de praça, na neblina?, relata.