Caio Blat fala sobre a importância do Festival de Cinema de Gramado e do jornalismo sério

Ator é curador do evento e tratou de enaltecer o trabalho realizado por ministra da Cultura, Margareth Menezes

Ator conversou com a reportagem do portal - Crédito: Coletiva.net

O 51º  Festival de Cinema de Gramado conta com o trabalho do ator e diretor Caio Blat na curadoria de longas-metragens brasileiros e documentais. Completando a equipe estão Marcos Santuario, jornalista e crítico, e Soledad Villamil, atriz e cantora argentina. Durante o primeiro final de semana, entre os dias 11 e 13, o cineasta compareceu ao evento chamando atenção do público presente. Em entrevista ao Coletiva.net, falou sobre a importância do Festival e do jornalismo sério, além de enaltecer o trabalho realizado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. 

Caio ressaltou a importância do Festival para a cultura nacional e destacou as constantes mudanças no evento, com o intuito de se readaptar. Além disso, o ator valorizou a participação da ministra da Cultura em um processo de "retomada" da premiação. "A gente vem de quatro anos vendo que se fechou o Ministério da Cultura e muitos projetos foram paralisados. Agora estamos com a Margareth Menezes à frente do Ministério da Cultura e ela sendo retomada e a Ancine sendo reativada."

Caio foi categórico ao definir que neste ano o Festival assumiu uma forte temática social, com mostras de filmes sobre feminicídio, participações de ícones como Mussum e documentários sobre a luta indígena em São Paulo e outro sobre o trabalho dos motoboys durante a pandemia.

Importância do Jornalismo

Em agosto de 2022 estreou 'O Debate', seu primeiro filme como diretor. A obra se trata de um período político conturbado e sobre a relevância do jornalismo nesses momentos. "Fala sobre um governo que espalha fake news, um debate político que estava pautado em mentiras. A gente fez uma homenagem ao jornalismo, mostrando a sua importância em um momento tão recheado de versões falsas da realidade", relatou. 

O longa acompanha os conflitos entre um casal de jornalistas, interpretados por Débora Bloch e Paulo Betti, que trabalham juntos, porém estão no fim do casamento. "Trata sobre a importância dos grandes veículos, dos jornalistas sérios, que investigam, que conhecem a realidade, que têm provas, que têm a informação bem calcada para informar as pessoas", finalizou o artista.


A equipe de Coletiva.net acompanha  o 51º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 11 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo e Produção Audiovisual para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.

Comments