A plataforma 'Produtores Gaúchos Unidos' foi desenvolvida dentro do braço tecnológico da Vento Comunicação, liderado pela CEO da agência, Giana Schneider Muller, juntamente com Aline Barilli, jornalista e responsável pelo Marketing Comercial da agência. A iniciativa surgiu em meio às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e buscou se consolidar como uma solução estratégica para apoiar os produtores locais. O projeto, idealizado por Aline Barilli em parceria com a plataforma PMP - especializada na venda de carne de cordeiro-, ganhou força com o apoio de entidades do setor e do governo. 693oa
A iniciativa busca aliar tecnologia, inovação e um propósito de valorização da cultura gastronômica gaúcha, promovendo o consumo consciente e sustentável. O recurso visa impulsionar a comercialização de produtos regionais e revitalizar a economia local. Em conversa com a equipe de reportagem do Coletiva.net, Giana comentou que a plataforma surgiu em um momento emergencial, e que atualmente segue em funcionamento. ?Mas o que começou como uma solução temporária se mostrou extremamente promissora e hoje, ela segue em pleno funcionamento e em constante expansão?, comenta.
Após o período das enchentes, atualmente o foco é em consolidar e escalar. ?A plataforma, que inicialmente era voltada para o modelo B2B, ou a receber um forte apoio do governo, que está fazendo um aporte financeiro e garantindo o uso institucional por seis meses?, menciona Giana.
Ela ainda pontua que, com esse impulso, é possível ir além, e que estão desenvolvendo também uma versão B2C, que conecta diretamente o cliente final ao produtor. Em suas principais frentes estão: a tecnologia, que busca firmar parceria com uma empresa para desenvolver a versão B2C da plataforma; a expansão, onde a plataforma está sendo adaptada para ser usada em outros estados brasileiros e o crescimento da base de usuários.
Como funciona a plataforma
Os produtores podem cadastrar seus conteúdos diretamente na plataforma, garantindo maior alcance e novos canais de venda. Para restaurantes e empórios, essa é uma oportunidade de enriquecer seus menus com ingredientes autênticos do Rio Grande do Sul. Além do site, a Produtores Gaúchos Unidos mantém um grupo ativo no WhatsApp para facilitar a comunicação entre produtores e compradores, além de atualizações frequentes em suas redes sociais, buscando ampliar as possibilidades de networking e geração de negócios.