Audiência pública em Gramado debateu o audiovisual no RS e no Brasil

Evento aconteceu no período em que a cidade sedia o 51º Festival de Cinema de Gramado

Debate aconteceu nesta segunda-feira - Crédito: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

Desde a última sexta-feira, 11, até o próximo sábado, 19, a Serra Gaúcha sedia o 51º Festival de Cinema de Gramado. Entre as atividades na cidade, nesta segunda-feira, 14, a Câmara de Vereadores Municipal recebeu a audiência pública 'O Novo Tempo para o Audiovisual do RS e do Brasil - financiamento, perspectivas e desafios'. Conduzido pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT), o encontro contou com as presenças de Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, e Sofia Ferreira, diretora do Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul (Iecine).

Em sua fala, o secretário da Cultura do município, Ricardo Bertolucci Reginato, abordou o papel desempenhado pela Gramado Film Commission e o Educavídeo para alavancar os realizadores gramadenses na evolução técnica. "Um impacto que extrapola os limites da cidade e transborda para o Estado inteiro", defende. Nesse sentido, a parlamentar acredita que oportunidades como essa que se abrem, potencializadas por meio de medidas como o Programa Nacional de o ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), "precisam ser capitalizadas para aproximar o Rio Grande do Sul, ainda em um distante terceiro lugar, de Rio de Janeiro e São Paulo, no número de produções audiovisuais".

Coordenadora do Escritório Estadual do Rio Grande do Sul do Ministério da Cultura, Mariana Martinez lembrou que financiamentos e apoios começam a ser desenhados a partir da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura. "São 488 os municípios gaúchos que estão habilitados e podem abrir editais para disseminar e descentralizar a produção dos grandes centros", explica. 

A regulamentação para o streaming também foi tratada na audiência. Presidente da Fundação Cinema RS, Beto Rodrigues está preocupado em como fazer com que as plataformas cumpram as mesmas taxações e leis que são impostas aos tradicionais meios na produção de obras audiovisuais, o que não ocorre atualmente. Esse tema já está sendo trabalhado no Congresso Nacional, que possui projetos em trâmite sobre o assunto. 

A pauta também deve ser levada ao plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) pela deputada Sofia Cavedon. A audiência pública completa pode ser assistida pelo canal da TV Assembleia no YouTube

Comments