ARI e TJRS comemoram Dia do Jornalista com premiações
Data marcará também lançamento da 5ª edição do Prêmio Themis

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e o Tribunal de Justiça do RS (TJRS) realizarão uma atividade especial na segunda-feira do 7 de abril, data em que se celebra o Dia do Jornalista. Na ocasião, ocorrerá o lançamento da 5ª edição do Prêmio Themis, que destaca profissionais e acadêmicos que produziram conteúdos sobre o trabalho do judiciário gaúcho.
E a ARI entregará a tradicional 'Medalha Alberto André', uma das suas maiores honrarias, para 11 profissionais com atuação destacada na imprensa. O evento será realizado a partir das 17h30 no espaço Multi do TJRS (Avenida Borges de Medeiros, 1565, 13º andar), bairro Centro, em Porto Alegre).
Em 2025, a entidade celebra os seus 90 anos. O ano marca também os 120 anos do nascimento e os 50 da morte do escritor Erico Verissimo, primeiro presidente da ARI. "Com a parceria do TJRS, será um privilégio receber um time de 11 jornalistas que já demonstram seu valor, reafirmando que estamos no caminho certo ao defender um jornalismo pautado pela ética", declara o atual presidente da ARI, José Nunes.
Para o Presidente do Conselho de Comunicação Social do TJRS, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, será um dia especial para enaltecer a importância do Jornalismo no fortalecimento do Estado democrático de direito. "É com informação precisa e de qualidade que se promove cidadania e se revela a relevância dos serviços prestados pelo Judiciário na promoção da paz social", afirma o magistrado.
Medalha Alberto André
A premiação anual homenageia o legado do jornalista, professor, advogado, político e escritor Alberto André, que presidiu a entidade por 34 anos. A honraria representa o compromisso com a liberdade de expressão, a ética e a responsabilidade social, inerentes ao Jornalismo.
Neste ano, serão homenageados: Alisson Coelho, Ana Amélia Lemos, Analice Bolzan, Antônio Oliveira, Elmar Bones, Fernando Zanuzo, Gabriela Mendonça, Ricardo Chaves, Mary Silva, Romar Beling e Tânia Moreira.
Novidades no Prêmio Themis de Jornalismo
Os objetivos são reconhecer e premiar produções jornalísticas que destaquem as boas práticas do Poder Judiciário gaúcho no que se refere às atividades jurisdicionais e às ações de gestão que visam qualificar a prestação de serviços à sociedade. As respectivas categorias são: 'Cotidiano da Justiça', 'Inovação na gestão pública judiciária', 'Imagem', 'Universitária' e 'Categoria Especial' - em 2025, é 'Contribuição do Judiciário para o desenvolvimento socioambiental'.
Segundo Fábio Berti, diretor de Marketing Institucional e Comunicação Digital do TJRS, a novidade deste ano foi pensada para destacar as importantes contribuições do Judiciário no período da crise climática e suas repercussões: "Além do apoio às vítimas das enchentes, mais de R$ 200 milhões destinados à Defesa Civil do Estado. E participação direta na Virada Sustentável, com plantio de microfloresta no Foro I e mural do Lupi no Foro II de Porto Alegre. Mais jogos lúdicos para crianças da rede pública da Capital, visando à educação socioambiental", destacou ao portal Coletiva.net.
O Prêmio Themis conta com a parceria institucional da ARI, da Associação Brasileira dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc), da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindijors). O portal Coletiva.net apoia a iniciativa.