Alessandra Velloso apresenta ao mercado livro 'Liberdade: substantivo feminino'
Obra reúne relatos de 12 mulheres, entre elas a jornalista Chris Gadret, que vivem o sucesso a partir de escolhas autênticas e livres

O que é sucesso? Poder, dinheiro, carreira...? Embora esses elementos façam parte do imaginário coletivo sobre uma vida bem-sucedida, ao ouvir mulheres de diferentes trajetórias, a advogada, comunicadora e escritora Alessandra Velloso descobriu que há algo mais essencial e profundo: a liberdade. O lançamento do livro acontecerá na próxima quarta-feira, 21, das 18h às 22h, na Associação Leopoldina Juvenil Rua Marquês do Herval, 280 - Salão Juvenil, 3º andar, no bairro Moinhos de Vento.
É com esse olhar que nasce 'Liberdade: substantivo feminino', um projeto idealizado, mobilizado e organizado pela autora, reúne relatos de mais 11 mulheres inspiradoras - empresárias, mães, profissionais, estudiosas - que compartilham suas vivências sobre sucesso e liberdade sob diversas perspectivas.
"Eu desejo que esse encontro de vozes potentes possa inspirar outras mulheres para que encontrem coragem para viver o sucesso do seu próprio jeito - com liberdade, verdade e propósito", destaca Alessandra.
Advogada atuante, empresária, mãe, filha e esposa, Alessandra Velloso assina o capítulo de abertura e conduz o leitor ao longo da obra. O leitor é apresentado a cada uma das coautoras com sensibilidade e profundidade.
Além de nomes como Carolina Haack, Chris Gadret, Cláudia Bartelle, Fernanda Hahn, Janine Marun, Juliana Aragonez, Lauren Fração, Mariana Uebel, Natália Verdi, o livro presta homenagem afetiva a duas figuras que marcaram profundamente a trajetória de Alessandra: sua mãe, Maria Eulália - pedagoga dedicada, cuidadora amorosa e referência no atendimento a pessoas com deficiência na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) - e sua tia Alda, mulher múltipla que foi mãe, professora, corretora de imóveis, especialista em hanseníase e inspiração por onde ou.
A realização e o gerenciamento editorial do projeto foram conduzidos pela Critério Editorial, com edição de Mateus Colombo Mendes. O livro conta com a participação de dois homens: Flávio do Couto e Silva, que assina o prefácio, é renomado advogado e mentor de Alessandra; e de seu pai, Jorge Velloso, que assina a contracapa. As fotografias são de Dudu Carneiro.
O lançamento de 'Liberdade: substantivo feminino' é um convite aberto à escuta, à troca e à valorização das histórias de mulheres reais - fortes, sensíveis e autênticas - que encontraram na liberdade o fio condutor de suas vidas e conquistas. "Sucesso é caminhada, é processo - é altos e baixos, perdas e ganhos. E, sobretudo, não parar, nem abrir mão da liberdade", ressalta Alessandra.