Adeus: falece jornalista e assessora de imprensa, Maria Nazaré Magalhães de Almeida
Comunicadora não resistiu às complicações de uma cirurgia de hérnia umbilical

Faleceu, na última sexta-feira, 28, a jornalista e assessora de imprensa, Maria Nazaré Magalhães de Almeida, aos 74 anos, em Porto Alegre. A comunicadora não resistiu às complicações de uma cirurgia de hérnia umbilical. A profissional era formada na Faculdade dos Meios de Comunicação Social da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Conforme Dadja Michelle Wider, filha de Nazaré, a comunicadora foi internada há três dias por conta de uma hérnia umbilical. Os médicos constataram que ela precisava ser submetida a uma cirurgia de urgência, à qual não resistiu. "Ela descansou. Foi uma guerreira, com uma força fenomenal", falou Dadja.
Nazaré teve outros dois filhos, Cristhian de Almeida Coutinho e Eduardo de Almeida, ambos já falecidos. Além de Dadja, a comunicadora deixou quatro netos, Daniel Coutinho Wider, Isabel Wider de Saboya, Pablo Eduardo Roza Araujo de Almeida e Serena Coutinho Wider. Também ficaram três bisnetos, Ana Clara Wider de Saboya, Davi de Carvalho Wider e Maria Júlia Wider de Saboya.
Trajetória
Nazaré foi sindicalista ativa, sendo diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), na gestão de 2004 a 2007. Mesmo não pertencendo às demais diretorias, constantemente estava presente na sede da entidade para trocar ideias, opinar e se fazer presente na luta sindical.
Nazaré trabalhou por muito tempo em assessorias de imprensa como repórter e editora. ou pelas prefeituras de Canoas, de Porto Alegre e Tramandaí. Trabalhou no Jornal do Comércio, na Zero Hora e no Correio do Povo. Um dos locais em que por mais tempo Nazaré trabalhou foi na Central do Interior da empresa jornalística Caldas Junior. Depois, rumou para assessorias de imprensa, sobretudo em governos do Partido dos Trabalhadores (PT).
Despedida
A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) em nota publicada nas redes sociais lamentou o falecimento da jornalista. "Nazaré atuou em todos os veículos impressos de Porto Alegre. Foi assessora de imprensa de governos do PT. Integrou diversas diretorias do Sindicato dos Jornalistas do RS (Sindjors)."
O Sindjors escreveu em post nas redes sociais "Segue teu rumo em paz, Nazaré, que tua história ficará registrada. A diretoria e Comissão Estadual de Ética do SindJoRS presta sua solidariedade à família, colegas, amigas e amigos nesse momento delicado.
O velório de Nazaré ocorrerá neste domingo, 30, das 9h às 16h30. A cerimônia será realizada na Capela 06 do Crematório Angelus (Avenida Porto Alegre, 320, bairro Medianeira), em Porto Alegre.