Abradi divulga guia de Inteligência Artificial para Marketing Digital

Ferramentas de IA economizam aproximadamente 2,5 horas diárias na rotina dos profissionais

Guia é voltado a profissionais do Marketing Digital - Crédito: Freepik

Em um cenário onde 96% dos profissionais de Marketing brasileiros planejam utilizar Inteligência Artificial (IA) em suas iniciativas até o fim deste ano, a Associação Brasileira dos  Agentes Digitais (Abradi) e a Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria) lançaram um guia para auxiliar os profissionais a usarem a tecnologia. O material chega no momento em que a adoção da IA generativa salta de 55% para 72% entre as empresas globais em apenas um ano, segundo dados da consultoria McKinsey. 

Para Carlos Paulo Jr., presidente da Abradi, este guia representa um divisor de águas para o mercado brasileiro. "Não estamos apenas documentando uma tendência, mas fornecendo um mapa estratégico para que as agências digitais brasileiras lideram a revolução da IA no marketing". Clique aqui para ar o material. 

Incorporação de IA

Pesquisa da Hubspot revela que mais da metade (52,47%) dos profissionais brasileiros da área já incorporaram a IA em suas rotinas e isso economizou aproximadamente 2,5 horas diárias. "Na era da inteligência artificial, o profissional de Marketing precisa assumir o protagonismo e buscar aprendizado contínuo. A atualização começa por iniciativa própria, antes de qualquer apoio da empresa ou do governo", ressalta Elaine Coimbra, diretora de Inovação e Inteligência Artificial da Abradi e fundadora e CEO da Foster do grupo WPP.

A tecnologia tem sido utilizada principalmente para encontrar ideias, reaproveitar conteúdo, criar textos para redes sociais, e-mails, blogs e gerar imagens. "As agências que não dominarem a IA nos próximos meses estarão em séria desvantagem competitiva. Este guia é nossa resposta para garantir que o mercado brasileiro esteja na vanguarda dessa transformação, tornando essas ferramentas íveis para todas as agências, inclusive as menores", destaca o presidente da Abradi.

Transformação de funções

Um levantamento recente mostra uma diferença significativa entre Marketing e vendas na adoção da IA. Enquanto 55% dos profissionais já utilizam a tecnologia em suas atividades diárias, 66% das equipes de vendas ainda não a incorporaram. A discrepância é ainda mais evidente entre empresas B2B e B2C. As agências se destacam pela maturidade digital, liderando o uso da ferramenta em ambas as áreas.

O material também destaca que a IA tende a transformar funções em vez de simplesmente substituir profissionais, embora quase 23% ainda temem perder espaço para as máquinas. A proposta é adotar a IA como aliada, potencializando as capacidades humanas. Um exemplo prático disso está na criação de conteúdo com abordagem híbrida, combinando automação com curadoria e ajustes humanos, garantindo qualidade e identidade de marca.

Comments