'Jornalismo e Crise Climática' são pautas de evento promovido pela Repórteres Sem Fronteiras em Porto Alegre
Iniciativa tem como objetivo refletir sobre os impactos das enchentes que atingiram o Estado no setor

A Repórteres sem Fronteiras (RSF), em parceria com a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), realiza o evento 'Jornalismo e Crise Climática: um ano das enchentes do Rio Grande do Sul'. O encontro ocorrerá em 21 de maio, das 9h às 17h30, no Goethe-Institut (Rua 24 de Outubro, 112), em Porto Alegre. A iniciativa tem como objetivo refletir sobre os impactos das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024 no Jornalismo e discutir o papel da informação diante da crise climática.
A programação reúne jornalistas, pesquisadores, organizações da sociedade civil, governo e especialistas para debater caminhos de proteção, cobertura qualificada e enfrentamento à desinformação, com foco também na agenda da COP 30. Durante o evento, serão apresentados dados preliminares da pesquisa realizada em parceria pelas organizações sobre cobertura e segurança em situações de emergência no Estado.
A programação inclui ainda uma conversa com o fotojornalista gaúcho Anselmo Cunha, vencedor do 'World Press Photo 2025', e uma oficina sobre agenda climática e COP 30 com Marcos Wesley, coordenador geral do Tapajós de Fatos. O evento conta com vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas por meio do link.