'Futuro da Televisão' é tema de no último dia de South Summit Brazil 2025

Palestra foi mediado por Luciano Potter, com a participação de Claudio Toigo Filho e Paulo Marinho

Temática foi abordada no espaço Arena Stage - Crédito: Coletiva.net

Na manhã desta sexta-feira, 11 ,no espaço 'Arena Stage', foi apresentado o 'A TV do Futuro e O Futuro da TV'. A mediação, que foi conduzida pelo jornalista e apresentador Luciano Potter, contou com a participação do CEO da Globo, Paulo Marinho; e do CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho. A temática abordou sobre o funcionamento da televisão nos dias atuais e como será futuramente. Paulo ainda comentou sobre o projeto-piloto que iniciará sobre a TV 3.0. 

A oportunidade buscou apontar as evoluções da televisão, em questões como a qualidade de imagem e áudio, além da possibilidade de pausar e retornar o conteúdo. Também entrou em debate se com a TV 3.0 haverá mais produção de materiais, para essa questão, Paulo comentou que as possibilidades são quase infinitas, que há o desejo de produzir mais conteúdos, mas que os negócios devem responder também. "A gente vai ter muito mais capacidade de entender o consumidor, uma capacidade de dados maior, porque você digitaliza todo o processo, o consumo da televisão, e a gente conhece mais profundamente", comentou o CEO. 

Em sua fala, Claudio abordou sobre a oportunidade na TV 3.0 de mais conteúdos regionais. "Hoje a gente tem uma grade linear que impede, às vezes, que a gente consiga fazer movimentos mais profundos de segmentação regional. percebemos que no Rio Grande do Sul há uma demanda maior para o conteúdo regional, não só específico em eventos, mas também de conversas de entretenimento", afirmou. A Globo iniciará a estação piloto da TV 3.0 no Rio de Janeiro, no aniversário da emissora televisiva. "A partir do ano que vem com a Copa do Mundo a gente avança em alguns estados e aí vai ganhando corpo e escala ao longo do tempo", informou Paulo.

O futuro da televisão 

A conversa também trouxe em questão a inteligência artificial, e a visão da Globo sobre o recurso, abordando que deixa a inovação acontecer na ponta. "A não ser que seja projeto mais estruturante, por exemplo, nossa estratégia de dados. A gente trata de forma centralizada e usa inteligência artificial no meio dos motores de decisões, análises creditícias em relação a estratégia de dados e coisas desse tipo", comentou. Ao falar sobre o consumo de televisão, o CEO do Grupo RBS informou que as questões essenciais não irão mudar. 

"Questões essenciais que não vão mudar são a nossa visão e atividade, que é o compromisso não só para nós sermos uma atividade pública, regulada, mas para entendermos que o nosso propósito de existir ele tem uma conexão muito profunda com as comunidades com que a gente se relaciona", completou Claudio. Ao finalizar, o representante da Globo também falou sobre o que esperar futuramente: "Boa histórias compromisso com o Brasil, vamos continuar com essa capacidade, na forma que for, no meio que for, com a melhor tecnologia possível, essa capacidade de a gente levar boas histórias para todos os brasileiros", finalizou.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 9 a 11 de abril, em Porto Alegre, esta é a quarta edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, são produzidas matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais. A cobertura conta com o apoio da PUCRS/Famecos e do Grupo RBS.

Comments