"Era meu sonho participar", afirma Gabriella Bordasch, após retorno do SXSW

Jornalista foi como embaixadora do app de Viagem 'Pinguim', para visitar e conhecer evento, que completou 35 anos em 2022

Gabriella em frente ao Centro de Convenções de Austin - Crédito: Arquivo pessoal

A jornalista Gabriella Bordasch, que fundou a Daterra Studio, retornou dos Estados Unidos ao Rio Grande do Sul esta semana. Ela participou durante nove dias do South By Southwest (SXSW), que voltou a ser presencial depois do cancelamento em 2020 e do formato on-line na edição ada. "Eu sou apaixonada por festivais como esse, com palestras, trocas de experiência e networking. Era meu sonho participar! Esse é um dos maiores eventos de tecnologia, inovação, criatividade, música e cinema do mundo. Ter a oportunidade de ir a trabalho em uma  experiência como essa é muito bom", contou com exclusividade à equipe de Coletiva.net. Ela fechou uma parceria com o aplicativo de viagem 'Pinguim' para visitar e conhecer o Festival , que completou 35 anos em 2022. 

Ela define a empresa que apostou nela para a divulgação por meio das redes sociais com a "cara" do evento: "O 'Pinguim' tem como objetivo criar experiências em uma espécie de rede social. A pessoa entra, se cadastra e conhece outros usuários que vão para os mesmos lugares que você na mesma época. Tudo a ver com o evento, que leva todo ano aos EUA centenas de brasileiros", resumiu. Apaixonada por tudo que viu e ouviu por lá, voltou sugerindo a amigos que guardem dinheiro para participar de experiências como essas, ao invés de fazer uma pós-graduação, por exemplo. "Todos lá am muito tempo estudando o que vai ser do mundo daqui pra frente em vários segmentos. Poder escutar essas pessoas em suas palestras é uma oportunidade enriquecedora", salientou. 

Imersão 

Assim como a maioria do público, que tem a oportunidade de ir a grandes festivais, Gabriella também voltou com a sensação do FOMO (fear of missing out ou medo de estar sempre perdendo alguma coisa - em tradução livre). Mas ela tem uma tática, a de escolher a palestra sem hesitar muito. "A delegação de brasileiros é grande, então, aproveitei muita informação de palestras que não fui, pois na saída já tinha gente comentando sobre o que foi dito ou nos encontros em happy hour, que foram muitos", contou. 

Segundo a jornalista, toda cidade se organiza para receber os "famintos por conhecimento" que vão ao SXSW. Fora os bares que recebem músicos e as salas de cinema, onde são lançados filmes fora do circuito hollywoodiano. Além dos vários locais montados para ativações de marcas. 

A palestra 

Gabriella hesitou em eleger a palestra mais marcante, pois relatou que tudo que viu foi realmente especial, mas chamou sua atenção, a fala da pesquisadora e futurista Amy Webb, fundadora do 'Future Today Institute', que convidou a plateia a ''re-perceber a realidade''. Na apresentação, foi lançado o 15º relatório anual com mais de 600 tendências de tecnologia (Tech Trends Report 2022). 

"Vivemos uma incerteza gigante quando tentamos prever o futuro com tantos avanços tecnológicos em todas as áreas. O que Webb fala é que temos que ''re-perceber''o mundo para poder enfrentar tudo isso, se adaptar e prosperar. Manter a nossa mesma forma de pensar, não tentar mudar o padrão das coisas, é se manter sempre no mesmo lugar", compartilhou. A palestrante citou ainda 13 áreas que impactarão o mundo nos próximos anos: Biologia Sintética, Clima, Inteligência Artificial, Medicina e Saúde, Metaverso e Mídia, Notícia e Informação e Privacidade. 

#ficaadica

Convidada a divulgar as redes sociais dos palestrantes que apreciou para divulgar aos leitores do Coletiva.net, a jornalista indicou pessoas que abrangem diferentes áreas do conhecimento, como a própria Amy Webb, além do professor da Universidade de Nova Iorque, Scott Galloway, que participa do evento todos os anos para falar de suas previsões (que ele chama de provocativas) e Rohit Barghava, que também fala das ''não óbvias mega tendências''.  

Uma certeza a empreendedora trouxe na mala: que todo conhecimento adquirido no Festival será pautado nos próximos projetos. "Nem preciso dizer que minha cabeça está a mil depois de ter essa oportunidade. Já estou escrevendo um e-book com meus insights sobre o evento e vou preparar um webinar", adiantou. Além disso, muitas ideias para a produtora 'Daterra Studio' e projetos pessoais para as redes sociais. 

Comments