'Concha de Água Doce' é o vencedor de curtas gaúchos do 'Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema'

Premiação do Festival de Cinema de Gramado, conhecida como Gauchão, teve como focos diversidade e valorização do cinema gaúcho

Delau Azevedo e João Pires recebem o prêmio de Melhor Filme por 'Concha de Água Doce', entregue pela deputada estadual Sofia Cavedon - Crédito: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

Na noite de domingo, 13, o 51º Festival de Cinema de Gramado anunciou, no Palácio dos Festivais, os grandes vencedores do 'Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas', ou "Gauchão", como também é conhecido. A premiação, que completa 20 anos em 2023, contou com a indicação de 23 obras, principalmente, com foco na diversidade e na valorização do Cinema gaúcho. 'Concha de Água Doce', dirigido por Lau Azevedo e João Pires, conquistou a principal categoria, sendo considerado o Melhor Filme. 

Os dois cineastas são recém-formados em Produção Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e tiveram a estreia como diretores no Festival. O curta conta a história de Ariel, que depois de anos vivendo na capital, retorna para a cidade natal no litoral, com uma nova identidade de gênero, tendo que lidar com sentimentos que ficaram internalizados por tanto tempo. O ator da obra, Aren Gallo, também conquistou o prêmio de Melhor Ator.

Em entrevista exclusiva ao Coletiva.net, João Pires contou que o prêmio representa o início de sua caminhada, ao destacar a importância do Festival. "É muito importante haver um espaço de troca entre os realizadores e espectadores e onde as pessoas possam ver produções gaúchas e universitárias", abordou.

Lau Azevedo, por sua vez, acrescentou: "Ganhar o melhor curta-metragem gaúcho é um sonho que pensamos nunca ser possível". Para os cineastas que estão começando, Lau proferiu palavras de incentivo, e disse para acreditarem em suas histórias, "por mais que seja difícil às vezes, pois os sonhos podem se realizar". Em um recado final, ela aproveitou para agradecer à Famecos (Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS), aos colegas, aos professores e ao Teccine, por terem acreditado em seu trabalho e por ter sido um lugar onde ela se sentiu aceita por sua identidade de gênero. Isso porque, segundo a cineasta, tudo isso foi fundamental para sua formação enquanto pessoa e profissional.


A equipe de Coletiva.net acompanha  o 51º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 11 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo e Produção Audiovisual para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.

Comments