aborda o negócio de entretenimento em meio às transformações tecnológicas no setor
Empresa norte-americana referência no setor de tecnologia na área marcou presença no último dia de South Summit Brazil 2025


"Nós somos tecnólogos criativos", diz Marcelo Lacerda, empresário gaúcho pioneiro no ramo da Internet. Assim Marcelo descreve ele e seu sócio norte-americano, o presidente da empresa Magnopus Alex Henning. A empresa é referência global no setor de tecnologias imersivas, em especial no entretenimento, e participou de mais de 40 produções de Cinema. Henning também é vencedor do Oscar na categoria 'Melhores Efeitos Visuais' em 2012 pela participação no filme 'A Invenção de Hugo Cabret', dirigido por Martin Scorsese. Em palestra na 'Arena Stage' nesta sexta-feira, 11, dia de encerramento do South Summit Brazil 2025, a dupla discutiu as mudanças do entretenimento como negócio com os novos avanços tecnológicos dos últimos anos.
Junto deles estavam Beto Sirotsky, co-CEO da plataforma de curadoria de serviços que conecta empresas a parceiros de comunicação,a BPool, e Rafael Prikladnicki, presidente da agência de desenvolvimento do Rio Grande do Sul, a Invest RS. Na quinta-feira, 10, o governo do Estado e a Magnopus fecharam acordo para que a empresa, com sedes nos Estados Unidos e no Reino Unido, coloque estruturas próprias dentro do Rio Grande do Sul. A do contrato teve presença do governador Eduardo Leite (PSDB) e foi mediada pela Invest RS e por Prikladnicki. No , a parceria foi celebrada.
Questionado se os estúdios tradicionais estariam prontos para esse "novo mundo", Alex afirma que "é difícil inovar em um negócio já estabelecido, mas é um negócio gerido por pessoas muito criativas. E eles não gostam de se colocar dentro de caixas". Henning disse também que o uso de IA é ponto de discussão entre ele e empresas, com algumas proibindo o uso de Inteligência Artificial Generativa, que cria conteúdos antes inexistentes, mas ele acredita que "isso não vai durar muito tempo". Hoje, o foco da Magnopus é aplicar a ferramenta de outra forma. "Nós a estamos usando de maneiras bem diferentes. A maneira que mais me interessa no momento é como a IA pode nos ajudar a entender e duplicar o mundo real", comenta Alex Henning.
Marcelo Lacerda concluiu a palestra avaliando o papel da empresa na mistura entre o digital e a vida real orgânica. "Nós somos contadores de histórias. Até mesmo nossas vidas pessoais são uma história e nós somos os narradores dela", diz Lacerda. "O mundo digital vai nos fazer evoluir, como humanos, nessa transição para um novo mundo".
O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 9 a 11 de abril, em Porto Alegre, esta é a quarta edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, são produzidas matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais. A cobertura conta com o apoio da PUCRS/Famecos e do Grupo RBS.