aborda o negócio de entretenimento em meio às transformações tecnológicas no setor

Empresa norte-americana referência no setor de tecnologia na área marcou presença no último dia de South Summit Brazil 2025

Marcelo Lacerda concluiu a palestra avaliando o papel da empresa na mistura entre o digital e a vida real orgânica. - Crédito: Lucas Azeredo

"Nós somos tecnólogos criativos", diz Marcelo Lacerda, empresário gaúcho pioneiro no ramo da Internet. Assim Marcelo descreve ele e seu sócio norte-americano, o presidente da empresa Magnopus Alex Henning. A empresa é referência global no setor de tecnologias imersivas, em especial no entretenimento, e participou de mais de 40 produções de Cinema. Henning também é vencedor do Oscar na categoria 'Melhores Efeitos Visuais' em 2012 pela participação no filme 'A Invenção de Hugo Cabret', dirigido por Martin Scorsese. Em palestra na 'Arena Stage' nesta sexta-feira, 11, dia de encerramento do South Summit Brazil 2025, a dupla discutiu as mudanças do entretenimento como negócio com os novos avanços tecnológicos dos últimos anos.

Junto deles estavam Beto Sirotsky, co-CEO da plataforma de curadoria de serviços que conecta empresas a parceiros de comunicação,a BPool, e Rafael Prikladnicki, presidente da agência de desenvolvimento do Rio Grande do Sul, a Invest RS. Na quinta-feira, 10, o governo do Estado e a Magnopus fecharam acordo para que a empresa, com sedes nos Estados Unidos e no Reino Unido, coloque estruturas próprias dentro do Rio Grande do Sul. A do contrato teve presença do governador Eduardo Leite (PSDB) e foi mediada pela Invest RS e por Prikladnicki. No , a parceria foi celebrada.

Questionado se os estúdios tradicionais estariam prontos para esse "novo mundo", Alex afirma que "é difícil inovar em um negócio já estabelecido, mas é um negócio gerido por pessoas muito criativas. E eles não gostam de se colocar dentro de caixas". Henning disse também que o uso de IA é ponto de discussão entre ele e empresas, com algumas proibindo o uso de Inteligência Artificial Generativa, que cria conteúdos antes inexistentes, mas ele acredita que "isso não vai durar muito tempo". Hoje, o foco da Magnopus é aplicar a ferramenta de outra forma. "Nós a estamos usando de maneiras bem diferentes. A maneira que mais me interessa no momento é como a IA pode nos ajudar a entender e duplicar o mundo real", comenta Alex Henning.

Marcelo Lacerda concluiu a palestra avaliando o papel da empresa na mistura entre o digital e a vida real orgânica. "Nós somos contadores de histórias. Até mesmo nossas vidas pessoais são uma história e nós somos os narradores dela", diz Lacerda. "O mundo digital vai nos fazer evoluir, como humanos, nessa transição para um novo mundo".


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 9 a 11 de abril, em Porto Alegre, esta é a quarta edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, são produzidas matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais. A cobertura conta com o apoio da PUCRS/Famecos e do Grupo RBS.

Comments