"A revolução tecnológica exige liderança do setor público", diz Eduardo Leite no GovTech Summit
Governador do Estado ministra palestra de abertura e defende a efetividade de ações para auxiliar a sociedade gaúcha


A primeira edição do GovTech Summit começou bastante movimentada no Nau Live Space, especialmente pela palestra de abertura, 'O poder público e os caminhos para a Inovação e a Transformação Digital', ter sido ministrada pelo governador Eduardo Leite. Na explanação inicial, o chefe do Executivo gaúcho defendeu que a revolução tecnológica, encabeçada pela inteligência artificial, "exige uma liderança efetiva do setor público, pois ela é um trem em alta velocidade vindo em nossa direção".
Para Leite, todas as possibilidades que esse cenário oferece vão interferir diretamente em como a sociedade se organiza em absolutamente tudo. E brincou: "Se eu tivesse pedido para a Inteligência Artificial preparar a minha palestra, ela faria. E eu nem precisaria vir apresentar para vocês, pois poderia ser substituído por algum sistema ou plataforma". Com base nisso, o governador foi enfático ao salientar a necessidade de coordenação e capacidade de liderança do setor público, não apenas com serviços prestados à sociedade, mas também com gestão de como lidar com tudo isso.
Enquanto enaltecia a importância do papel dos líderes, Leite provocou: "Talvez, nunca tenha sido tão importante termos boas lideranças conduzindo esses processos. Hoje em dia, as relações políticas andam muito superficiais, à mercê do ambiente digital e da famosa 'lacração', mas longe da necessidade de aprofundamento que o momento exige". Disse ainda que, se toda essa revolução tecnológica não for bem conduzida, a possibilidade de convulsões será ainda mais tensionadora da democracia e das instituições.
Apesar de todos os alertas sobre os perigos que a transformação digital proporciona, o governador fez questão de dizer que isso tudo é essencial e que não é necessário fugir da tecnologia. Defendeu também a necessidade de que a gestão desses processos seja transversal, pois impactará em todos os governos e seus setores. "Não podemos trabalhar de forma isolada, pois o cidadão é o mesmo, isso tudo exige integração das lideranças públicas", garantiu.
Na prática
Para defender a explanação inicial, Leite ainda afirmou que o caminho para o processo de gestão dessa transformação requer: "decisão, planejamento, ação e resultado". Com o objetivo de apresentar esse caminho, ele mostrou uma série de cases inovadores do governo do Estado, especialmente referentes a serviços públicos que se tornaram menos burocráticos, como o Farmácia Digital, a Prova de Vida e o Consulta Popular. Enalteceu, por exemplo, o portal Tudo Fácil Empresas, que fez o Rio Grande do Sul subir de 12º para 7º lugar entres os estados mais ágeis na abertura de CNPJs.
E ainda sobre a série de facilidades que foram digitalizadas pelo setor público, como o recém-lançado RS Digital, apresentado durante o South Summit Brazil, Leite esclareceu que todas as iniciativas são compartilhadas com os municípios gaúchos, pois "não são benefícios ou vitórias do governo estadual". "Estamos à disposição das cidades", resumiu.
Outra inovação apresentada pelo governador foi a plataforma Menor Preço, ligada ao Nota Fiscal Gaúcha. "Hoje, temos informações de todas as notas fiscais eletrônicas emitidas no Rio Grande do Sul. Com isso, se o cidadão quiser saber, em um raio de dois quilômetros, onde tem a gasolina mais barata, o aplicativo dirá e, interligado a apps de geolocalização, conduzirá o motorista a tal posto."
Compromissos para os próximos anos
Eduardo Leite finalizou a participação garantindo aos presentes que cases como os apresentados hoje são uma forma do Estado colaborar com a sociedade. Disse também que, "se a tecnologia invade casas e empresas, não é possível que o governo não se organize para entender e auxiliar nesse processo de inovação e transformação digital".
Ainda de acordo com o chefe do Executivo gaúcho, existem três compromissos que foram reafirmados no seu segundo mandato: digitalização, inovação e governança de dados. "O mais importante nisso é que temos que conduzir tudo com a premissa de não deixar ninguém para trás".
Entre 15 e 16 de junho, a reportagem de Coletiva.net acompanha o GovTech Summit, realizado pela Moove, no Nau Live Spaces, em Porto Alegre. Com apoio do Banrisul, a equipe trará matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento que visa conectar empreendedores digitais, startups e decisores do setor público, na busca de soluções para melhorar serviços e processos. Conteúdos especiais poderão ser conferidos nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.