Brasil tem uma das maiores delegações de jornalistas em Cannes
Dos 698 profissionais credenciados, 45 são brasileiros
Por Cleidi Pereira, enviada especial de Coletiva.net
Terceiro país que mais inscreveu trabalhos no Cannes Lions, o Brasil também conta com uma das maiores delegações de jornalistas na 65ª edição do Festival Internacional de Criatividade. Dos 698 profissionais de 51 países credenciados para a cobertura, 45 são brasileiros. Os britânicos e norte-americanos são os maiores grupos, ambos com mais de 120 profissionais de imprensa registrados, cada.
Nesta sexta-feira, 22, último dia do festival e também dia de jogo do Brasil, vários brasileiros vestem camisetas amarelas e da Seleção. No time do País em Cannes, há profissionais do Estadão, do Propmark, do Meio e Mensagem e do Acontecendo Aqui. A maior equipe é a da Reclame Editorial Content. Com 13 colaboradores, eles produzem conteúdo para o Multishow, o programa Rock Reclame, para a Kiss FM (SP), e abastecem o site www.inspirad.com.br.
Diretor-geral da plataforma, Roger Garcia cobre o festival há 16 anos. Ele conta que na primeira edição que participou, além da Reclame, havia apenas mais uma equipe indiana fazendo vídeo. "O mais desafiador é a gente acompanhar o festival, as mudanças, os principais acontecimentos, e tudo de uma forma que a gente consiga ar o público que está aqui e no Brasil", disse ao Coletiva.net.
Com 25 anos de Cannes Lions, Paulo Macedo, da Propmark, é o profissional brasileiro mais experiente na cobertura do evento. "O festival é muito grande para um período tão curto. Por isso, a seletividade é importante. Eu procuro sempre focar em tendências", disse. Nesta edição, avalia que, embora a tecnologia esteja presente em tudo e seja uma das principais ferramentas para a publicidade, o tom emocional continua prevalecendo.