Música e vacina Covid

Por Flávio Paiva

Claro que ela não é vacina. Mas vai entender do que falo ao longo da coluna, de como ela serve de vacina sim.

Noutro dia, ei caminhando por um pedreiro que fazia uma calçada. Nada de novo. Mas ele estava com uma caixa de som bluetooth, tocando uma música pra fazer do pesado trabalho dele, algo mais leve. Aí já tem mais novidade, pensei. Ele deixou rolando a música, aliás um samba muito bom, enquanto trabalhava.

Corta para uma coisa que faço todas as manhãs, praticamente: acordo e não dou muito espaço para notícias do dia não. Vejo whatsapp, claro, e-mails e ao invés de navegar rumo às notícias, entro direto no Spotify (e tanto faz o app de música que você usa). Enquanto me arrumo, barba, banho, etc, vou ouvindo música.

Bom, cada pessoa é uma pessoa, cada um tem seu jeito e sua rotina (que pode permitir ou não a inclusão de música). Quem tem filho pequeno em idade escolar, já fica prejudicado no momento da manhã. Mas se conseguir colocar música em algum momento do dia, vale e muito.

Não tenho gravadora, nem empresa de streaming de música, não sou músico (meu irmão sim), ou seja, tenho o mais genuíno desinteresse comercial no que estou falando aqui. Falo Porque ouvir música (boa, que varia de pessoa para pessoa o boa) de manhã muda meu dia. Dá uma alegria, uma inspiração e até mesmo mais coragem, mais ânimo pra enfrentar os desafios do dia, que cada um tem os seus.

Então, se a música não é vacina, ela é por outro lado sim. Entre aspas, óbvio. Porque se as coisas acontecerem assim, de você ter um momento (ou mais claro) para ouvir música, de preferência no começo do dia, provavelmente vai ter uma descarga de dopamina. Isso vai ajudar a reduzir, mesmo que um pouco, a taxa de stress que está carregando. E definitivamente, apesar de eu não ser médico, já constatei que esta taxa é diretamente proporcional ao que podemos desenvolver de problemas de saúde. Nossa imunidade fica mais baixa, por exemplo.

Então, volto ao princípio. É vacina? Obvio que não. Vacina é Astra Zeneca, Pfizer, Coronavac, etc. Mas a música também é. E olha, mesmo que não seja essa vacina de que eu falo, ela ajuda a tornar o dia mais suave, alegre, mais feliz.

A maioria das pessoas ainda está tensa, estressada e cansada, tanto no que diz respeito ao Covid, quarentena longa, incertezas, preço das coisas, enfim, a lista é longa. Então, se pudermos abrir uma janela em que no meio disso tudo entre o sol em forma de música, tá valendo.

Comments