Eu não sei vocês, mas ando meio assim com posts estampados por uma arte criada, acho que descaracterizou a razão de ser da rede social. Arrisco dizer que o engajamento vai lá embaixo, as pessoas se desinteressam pelo conteúdo e se torna algo frio. Claro, tem suas exceções, suas necessidades e justificativas. O intuito é que possamos refletir sobre o que isso a de impressão para quem recebe. 226e5d
Rede social é opinião, posicionamento, vida real. É o meio de aproximar o emissor da mensagem dos receptores/seguidores, de uma forma simples, rápida e com um alcance bom. Todos estão nas redes, alguns mais atuantes e outros meros espectadores. Tem perfil de variados tipos. É tão importante estar presente ali - marcas, personalidades, influenciadores e formadores de opinião - que temos pessoas especializadas em gestão de redes e criação de conteúdo. Um mercado que cresce a cada dia e que o maior desafio é entender o jeito de ser/pensar/agir do @ que assina o perfil, para poder ar cada vez mais credibilidade no que é comunicado.
Hoje, uma das premissas para uma boa comunicação social é a de fazer com que a pessoa que está à frente da rede entenda que a participação dela é fundamental para que tudo dê certo. Não há salvação para falta de envolvimento, mesmo com o planejamento mais bem feito de um profissional de comunicação. Alguma responsabilidade precisa ser pessoal, não tem como terceirizar tudo. Se não perde o sentido, vira quase um perfil fake. Assume os directs, lê os comentários, rola um pouco o feed e espia alguns stories. Dedica um tempo para isso, até mesmo para ser crítico de como a tua rede está desempenhando. A comunicação de alguém, por melhor que seja a equipe, precisa ser liderada por quem está sendo exposto. A decisão final tem que ser dessa pessoa, o desejo sobre o que falar, se posicionar e qual o recado que vai para a web. A equipe vai sugerir a melhor forma, as tendências, a identidade visual. E na ausência de disposição para fazer, vai virar um álbum de cards e algo com cada vez menos sentido.