LUCHAR

Por Fernando Puhlmann

"A pintura não foi feita para decorar apartamentos. 
Ela é uma arma de ataque e defesa contra o inimigo"
Pablo Picasso

A tarde caia silenciosa e fria, o mate recém feito ainda espumava a cada servida. Pela janela se avistava a copa das árvores que dançavam ao sabor do vento gelado que cortava o Alegrete. Acabara de ler sobre Guernica, mas ainda não conseguia conceber o absurdo humano em sua essência.

Nunca fora envolvido ideologicamente com política, era uma amante da liberdade de corpo e espírito, acreditava que correntes políticas apreendiam a alma e o cérebro. Nas conversas da faculdade de jornalismo, no final dos anos 80, era tido como um alienado por colegas que queriam a revanche sobre a ditadura, ele só sorria e pensava que precisávamos seguir adiante, sem esquecer do ado.

-Pedro, posso entrar? - Era o Pai que abria a porta do quarto.
- Claro. Não sabia que tu estavas aí, a mãe me disse que tu estavas para fora.
- Cheguei agora. Está muito frio aqui. Vamos tomar esse mate na frente da lareira. Teu apartamento em Porto Alegre não tem esses luxos - disse sorrindo.
- Verdade.
Sentaram em dois mochos, bem próximo ao fogo que esquentava a sala grande do sobrado.
- Eu acabei de ler um artigo sobre Guernica, ainda estou perplexo como o homem pode fazer isso.
- Eu conheci o quadro do Picasso há alguns anos, quando eu e a tua mãe estivemos Madri. É impressionante.
- A vida humana não valia nada naquela época.
- E vale hoje? O que fazemos nas periferias das grandes cidades não são pequenas Guernicas? Exércitos treinados e armados pelo estado que dizimam uma população indefesa para deleite de tiranos gananciosos.
- Mas um bombardeio aéreo, Pai? Crianças, mulheres e homens indefesos.
- Todo tirano é um covarde, sempre atacará o mais fraco, o mais despreparado para reagir. Tu nunca verás um genocídio contra quem pode se defender.
- Tu estás pregando que as pessoas se armem contra o estado?
- Não, estou pregando que as pessoas estudem e entendam que a melhor arma é a capacidade de discernir entre o líder e falso Salvador da Pátria.

O pai atira mais uma acha de lenha ao fogo, levanta e caminha em direção ao banheiro, ainda na saída da sala ele fala: - Enquanto dependermos de um único homem para nos salvar da miséria, estaremos sempre refém de populistas.

Naquela noite, deitado em seu quarto de infância, Pedro sentiu medo, o medo que todo homem que luta pela liberdade sente ao se deparar com a vida diária. Mas também percebeu que o medo se combate com luta, alguns usam armas de fogo, outros, palavras.

O próximo artigo começou a ser escrito na sua cabeça.

Autor
Sócio-cofundador da Cuentos y Circo, Puhlmann é um dos principais especialistas em YouTube do país, com um olhar focado em possibilidades de faturamento na plataforma e uma larga experiência em relacionamento com grandes marcas do mercado de entretenimento. Além de diretor de Novos Negócios da CyC, tem também no seu currículo vários canais no país, entre eles o do escritor Augusto Cury, do Gov Eduardo Leite, Natália Beauty e do Grêmio FBPA, sempre atuando como responsável pela estratégia de crescimento orgânico dos canais. Já realizou palestras sobre a nova Comunicação juntamente com diretores do YouTube Brasil como a abertura do 28º SET Universitário da Famecos-PUCRS, o YouPIX/SP e o Workshop YouTube Gaming Porto Alegre. Desde 2013, Puhlmann ministra cursos, seminários e oficinas sobre YouTube, tendo mentorado mais de 30 canais nos últimos anos.

Comments