Falo com...

Por Marino Boeira

Falo com Antonio Gramsci, filósofo, político e comunista italiano -1891/1937.
- Você criou algumas expressões hoje consagradas nas discussões políticas. Por exemplo "hegemonia cultural". Qual é o seu significado?
- "O poder das classes dominantes  sobre o proletariado e todas as classes dominadas dentro do  modo de produção capitalista não reside simplesmente no controle dos aparelhos repressivos do  Estado. Este poder é garantido fundamentalmente pela "hegemonia cultural" que as classes dominantes logram exercer sobre as dominadas, através do controle do sistema educacional, das instituições religiosas e dos meios de comunicação . Usando deste controle, as classes dominantes "educam" os dominados para que estes vivam em submissão às primeiras como algo natural e conveniente, inibindo assim sua potencialidade revolucionária".
- E "intelectual orgânico", o que significa?
"O intelectual orgânico está conectado com o grupo social que representa, operando tanto na sociedade civil quanto na sociedade política ou estado, defendendo os interesses de uma parte da sociedade".
- O que é Estado para você?
- "O Estado é a organização económico-política da classe burguesa. O Estado é a classe burguesa na sua concreta força atual. Todo Estado é uma ditadura"
- Como devemos ver os meios de comunicação na sociedade atual?
- "Os jornais são aparelhos ideológicos cuja função é transformar uma verdade de classe num senso comum, assimilado pelas demais classes como verdade coletiva - isto é, exerce o papel cultural de propagador de ideologia. Ela embute uma ética, mas também a ética não é inocente: ela é uma ética de classe.
E as crises em que vivem o mundo capitalista?
- "A crise consiste precisamente no fato de que o velho está morrendo e o novo ainda não pode nascer. Nesse interregno, uma grande variedade de sintomas mórbidos aparecem."
Algumas perguntas. O que você pensa dos indiferentes politicamente?
"Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia, não é vida. Por isso odeio os indiferentes."
A importância de Karl Marx?
- "Marx significa e entrada da inteligência na história da humanidade, significa o reino da consciência"
- E a natureza do homem?
- "A natureza do homem é a sua história".
As pessoas esquecem o ado e repetem os mesmos erros?
- "Na desvalorização do ado está implícita uma justificativa da nulidade do presente"  
- Qual é o nosso grande desafio, hoje?
- "O desafio da modernidade é viver sem ilusões, sem se tornar desiludido".

Autor
Formado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), foi jornalista nos veículos Última Hora, Revista Manchete, Jornal do Comércio e TV Piratini. Como publicitário, atuou nas agências Standard, Marca, Módulo, MPM e Símbolo. Acumula ainda experiência como professor universitário na área de Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). É autor dos livros 'Raul', 'Crime na Madrugada', 'De Quatro', 'Tudo que Você NÃO Deve Fazer para Ganhar Dinheiro na Propaganda', 'Tudo Começou em 1964', 'Brizola e Eu' e 'Aconteceu em...', que traz crônicas de viagens, publicadas originalmente em Coletiva.net. E-mail para contato: [email protected]

Comments