E o que você fez?
Por Grazi Araujo

Quando chegamos ao fim de um ciclo, as famosas retrospectivas e projeções para o novo ano começam a pipocar nos diferentes meios. Tem aqueles que prestam contas, que comemoram pequenas vitórias, que refletem o que farão de melhor e por aí vai. Só que não adianta muito chegar nos últimos dias de dezembro e sair por aí distribuindo lembrancinhas aos clientes, postando cards lindos e mensagens emocionantes sem, de fato, ter estado presente ao longo dos 12 meses do ano. Sabemos que a comunicação é feita de construção e de continuidade... e daí vem a pergunta: como você se comunicou com quem interessava ao longo de 2021?
Falo isso porque sempre fui da turma que valoriza o hoje, o presente, o momento. A boa comunicação a por se fazer presente, por ser lembrado, pelo conteúdo. Teu nome estava na mídia quando debatiam algum assunto relacionado com o teu negócio ou com a tua área de conhecimento? Esteve ligado no que estava rolando nos principais noticiários e que afetavam o teu dia-a-dia? Acordava de manhã e ainda antes do café ligava o rádio e lia os principais jornais? Dava atenção às interações nas tuas redes?
Quando tudo é feito, planejado e executado conforme o combinado, relembrar o que deu certo não é trabalho, é reconhecimento. Destacar as oportunidades criadas e aproveitadas, as sacadas que quem entende o que é e como se faz notícia podem agregar e ter consciência que a comunicação é feita de continuidade, são movimentos naturais que acontecem todos os meses do ano para quem trabalha com entregas. Relembrar bons e assertivos momentos é o combustível para seguir construindo aquele futuro que depende de uma boa equipe e de participação ativa de quem trilha esse caminho de troca e interação.