Aos mestres, com carinho
Por Renato Dornelles

Todo o dia deveria ser Dia dos Professores. Da pré-escola ao pós doutorado, incluindo cursos técnicos, de aperfeiçoamento, especialização, de idiomas, enfim, de aprendizado de forma geral, todos amos pelos professores. Por isso, nesse 15 de outubro, meu especial abraço e felicitações aos docentes.
Apesar da importância, muitos, por ignorância ou desconhecimento, e outros tantos, por interesses, desvalorizam ou não atribuem o devido valor à profissão. ei anos convivendo com pessoas que seguiam a crença de que os professores eram privilegiados, bem assalariados e acomodados.
É claro que havia interesses por trás disso. Principalmente o de tentar convencer a população de que reivindicações por melhores salários e melhores condições de trabalho não tinham razão de ser. Ainda mais se acompanhadas por greves.
Mas quem conhece a realidade, sabe que a situação é oposta. De um modo geral, os professores não são remunerados à altura não só da importância, quanto dos esforços e dedicação par encarar o ofício como uma missão, enfrentando muitas adversidades, como escolas precárias e áreas de risco.
Por tanto, se você ouvir alguém falar mal da profissão, reflita antes de concordar. E lembre-se da importância do ensino em qualquer sociedade. Afinal, como um dia disse o jornalista norte-americano Joseph Pulitzer, " a única profissão para a qual não se precisa de nenhum tipo de formação é a de idiota. Para as demais é preciso estudar".