Aconteceu em Óbidos

Por Marino Boeira

Óbidos, uma pequena vila portuguesa, com pouco mais de dois mil habitantes, é uma parada obrigatória no caminho de quem vai de carro de Lisboa para o Porto.

Tomada aos mouros em 1148, como era comum na época, a vila fez parte dos dotes de inúmeras rainhas de Portugal e se tornou conhecida depois por suas águas termais para desfrute dos nobres. Era o que chamava na época de Caldas da Rainha.

As muralhas que cercam o povoado e seu castelo são considerados umas das chamadas "Maravilhas de Portugal". O Castelo de Óbidos é também reconhecido como um dos sete monumentos incluídos no Patrimônio Arquitetônico Português.

Com tantos atrativos, Óbidos é hoje um dos pontos turísticos mais visitados em Portugal, com centenas de turistas circulando diariamente por suas ruelas, onde não faltam pequenas lojas de souvenires.

Em 2018 eu fui um desses felizes turistas.

Autor
Formado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), foi jornalista nos veículos Última Hora, Revista Manchete, Jornal do Comércio e TV Piratini. Como publicitário, atuou nas agências Standard, Marca, Módulo, MPM e Símbolo. Acumula ainda experiência como professor universitário na área de Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). É autor dos livros 'Raul', 'Crime na Madrugada', 'De Quatro', 'Tudo que Você NÃO Deve Fazer para Ganhar Dinheiro na Propaganda', 'Tudo Começou em 1964', 'Brizola e Eu' e 'Aconteceu em...', que traz crônicas de viagens, publicadas originalmente em Coletiva.net. E-mail para contato: [email protected]

Comments