A importância de dizer "eu não sei"
Por Luan Pires

Não que eu goste de lembrar isso (na verdade, eu gosto sim), mas os humanos são manchinhas pequenas na história do universo. Uma mancha em relação ao planeta Terra, que é uma mancha em relação a sua estrela, o Sol, que é uma mancha perante a Via Láctea, sua galáxia, que é uma mancha perante o universo observável. Mas, mesmo assim, vocês têm dificuldade de itir quando não sabem das coisas.
A Estrela Matusalém (ou HD 140283) é considerada a mais antiga identificada no Universo, a estrela tem aproximadamente 14,5 bilhões de anos. E, mesmo, ela, coitada, precisa ouvir de mim que ela não sabe de tudo. Então, não levem para o pessoal. É que não é demérito não saber de tudo porque ninguém sabe. A não ser eu, claro. Claro que vocês podem e devem se preparar e estudar e escutar e evoluir, mas evolução é um caminho sem fim. É jornada, não é chegada.
O problema é quando um de vocês tem dificuldade de itir que não sabe. Porque a verdadeira ignorância é não concordar sobre o seu desconhecimento sobre todos os pontos de um assunto. É por isso que vocês vivem em sociedade, é por isso que devem celebrar a diversidade de histórias, de tipos, de caminhos: porque eles ensinam. Quando você chega à conclusão que não precisa saber de mais nada, você vira um fóssil, um retrato simplificado de um ado que nem existe mais.
Vocês sabiam que uma pessoa que é tomada pelo sentimento de "insignificância perante a Vida" torna-se mais educada, generosa e disposta a ajudar os outros? E isso não sou eu que estou dizendo. Isso quem está afirmando é uma pesquisa publicada na American Psychological Association. "Nossa investigação indica que o sentimento, embora muitas vezes efêmero e difícil de descrever, possui uma função social vital", disse o líder do estudo, o professor de psicologia Paul Piff, em um comunicado. O pesquisador da Universidade da Califórnia Berkeley explica que, ao diminuir a ênfase do indivíduo no próprio ego, a sensação encoraja as pessoas a abrir mão do interesse próprio em nome do bem estar dos outros.
Ou seja: itir que não sabe de uma coisa não é só bom para você, mas para as pessoas à sua volta. Não deixe seus egos tornarem suas caminhadas ignorantes. Eu criei vocês para o desconhecido. Abracem isso com coragem.
Com amor, Vida.