Gaúchos em evento internacional: Coletiva.net e Cordão estão no SXSW 2025

Daniele Lazzarotto é a profissional que está no South by Southwest, que acontece em Austin, nos Estados Unidos

Daniele Lazzarotto, diretora de Estratégia da Cordão - Crédito: Arquivo Pessoal

Desde 7 de março até esta sexta-feira, 14, acontece o South by Southwest (SXSW) 2025, em Austin, nos Estados Unidos da América. Trata-se de um evento de criatividade, música e cinema, onde profissionais e players do mercado debatem sobre criatividade, inovação e tendências de tecnologia. E, a exemplo do 'Web Summit Lisboa', Daniele Lazzarotto, diretora de Estratégia da Cordão, leva o Coletiva.net e a empresa de consultoria de estratégias para dentro do festival, a fim de trazer insights e experiências para o mercado da Comunicação do Rio Grande do Sul. 

A delegação brasileira mais uma vez marca presença, contando com mais de dois mil participantes que circulam pelo evento. Entre os temas mais discutidos, a Inteligência Artificial (IA) continua sendo protagonista. No entanto, agora, está em um novo contexto: sua verdadeira revolução está na convergência com outras tecnologias, como robótica e biotecnologia.

Em um resumo desses dias, um dos momentos mais aguardados do festival foi a apresentação da futurista Amy Webb, que lançou seu tradicional relatório 'Emerging Tech Trend Report'. O material tem o objetivo de fornecer aos tomadores de decisões empresariais os insights necessários para entender e avaliar os pontos de inflexão da tecnologia e seu impacto futuro. 

Sobre o relatório

Conforme o conteúdo, esse avanço das tecnologias cria um ciclo sem precedentes, viabilizando desde organoides cerebrais que processam informações até metamateriais com propriedades, por meio de manipulação de luz e som. No campo da saúde, a junção permite a criação de micromáquinas híbridas, que combinam componentes biológicos e robóticos para aplicações médicas avançadas, além de wearables neuronais, com potencial para revolucionar o tratamento de doenças neurodegenerativas.

Outro destaque foi o Keynote - programa da Apple que permite criar e apresentar slides em dispositivos Apple - de Ben Lamm, CEO da Colossal, startup de Biociência. Ele apresentou os avanços do setor e da biologia sintética, enfatizando suas implicações para a saúde, o meio ambiente e a preservação da biodiversidade. Um dos marcos discutidos foi a criação do woolly mouse, um camundongo geneticamente modificado com sete genes do mamute-lanoso, demonstrando a viabilidade da edição genética em elefantes para potencialmente recriar espécies extintas.

Erradicação de doenças

Além disso, foram abordadas aplicações da biotecnologia para erradicar doenças como o câncer, desenvolver fontes de energia renováveis e criar um bio vault - iniciativa de estudo e preservação da diversidade microbiana - global para armazenar material genético de espécies ameaçadas. A interseção entre IA foi apontada como uma força propulsora desses avanços, acelerando a criação de organismos e explorando novos caminhos para a longevidade humana. Apesar do potencial dessas tecnologias, os especialistas ressaltaram a importância da transparência e da regulamentação para evitar riscos.

Para acompanhar novidades em tempo real, siga as atualizações no Instagram do Coletiva.net e da @cordao.cc.


Coletiva.net e Cordão estão nos Estados Unidos para cobrir o 'SXSW' 2025. O evento internacional, que se estende até sexta-feira, 14, conta com uma programação que terá paineis inteiramente dedicados às discussões sobre Inteligência Artificial (IA) e outros temas de criatividade, tecnologia e inovação. O público pode conferir materiais nas redes sociais de ambas as empresas.

Comments