Com o intuito de celebrar as conquistas de egressos e alunos do Curso de Realização Audiovisual (CRAV) premiados no 50º Festival de Cinema de Gramado, a Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) exibe, nesta quarta-feira, 21, os curtas-metragens premiados no evento ocorrido em agosto. A sessão se inicia às 19h30 e ocorre no Teatro Unisinos, campus Porto Alegre (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 - Boa Vista). 1g5z11
Após a veiculação dos streamings, haverá um debate com os realizadores. A entrada é gratuita. No entanto, para assistir aos vídeos é necessário se inscrever por meio deste link. O coordenador do do CRAV, Milton do Prado, explica que são quatro filmes que tratam de temas muito importantes de serem discutidos, ?seja na forma de ficção, seja na forma de um ensaio mais experimental ou um documentário, no caso de um deles. São vídeos muito atuais, que geram uma discussão muito bacana, e esperamos que todos compareçam no dia?.
Participam da sessão os seguintes curtas:
'Apenas para Registro'
Direção de Valentina Ritter Hickmann (CRAV 2020). Duração: 15 minutos.
Prêmio de Melhor Filme pelo Júri da Crítica.
Sinopse: Sergio tinha o costume de gravar em VHS momentos familiares e registros pessoais. Valentina trouxe uma nova visão para esse material, mesclando diferentes fases da vida de sua família.
'Drapo A ? A Bandeira'
Direção de Henrique Lahude (CRAV 2008) e Alix Georges. Duração: 19 minutos.
Prêmios de Melhor Produção Executiva e Menção Honrosa pela força cênica de Clao Brigile.
Sinopse: A revolução haitiana de 1804 ecoa na pequena cidade de Encantado, interior do Rio Grande do Sul. Cantos ancestrais e da diáspora são evocados para enfrentar a colônia, seus representantes e suas leis.
'A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides'
Direção de Jonatas Rubert (CRAV 2009). Duração: cinco minitos.
Prêmios de Melhor Direção, Roteiro e Direção de Arte (Gabriela Burck, CRAV 2012).
Sinopse: Alguns seres humanos nascem com um conjunto de características variáveis, as quais chamam de síndrome de Down. Um disco voador, os dinossauros e as cegonhas nos ajudam a tentar entender o que é e qual a diferença de ter ela ou não.
'Nós que Fazemos Girar'
Direção de Lucas Furtado (CRAV 2012). Duração: 20 minutos.
Sinopse: Em meio ao caos urbano e à pandemia de Covid-19, cinco entregadores lutam para sobreviver e encontrar seu lugar no mundo.
O curta, contemplado pela lei Aldir Blanc, estreou no 50º Festival de Cinema de Gramado.