Unisinos e Pucrs: como as instituições avaliam as aulas à distância
Coletiva.net conversou com responsáveis pelos cursos de Comunicação das instituições
Por conta da pandemia do novo coronavírus, as universidades estão com as aulas presenciais suspensas. Sendo assim, para saber qual é a avaliação dos coordenadores dos cursos de Comunicação sobre o fechamento do semestre à distância, Coletiva.net conversou com representantes da Unisinos e da Famecos, da Pucrs.
A Unisinos manteve o planejamento do semestre, mesmo com aulas à distância, que ocorreram através do ambiente virtual da instituição. As produções laboratoriais foram mantidas, os jornais e revistas do curso seguiram o fluxo de trabalho. com a apuração e a escrita dos materiais feitas a partir da casa dos estudantes, em interações síncronas remotas com os professores. Na disciplina de Projeto Experimental, estão sendo produzidos uma série de documentários via celular, com a proposta de construir um diário do isolamento.
Coletiva.net conversou com a coordenadora do curso de Jornalismo do campus Porto Alegre, Débora Gadret, sobre o semestre. "Tivemos um grande comprometimento de professores e estudantes para garantir que todos pudessem acompanhar as aulas nesta nova configuração, inclusive com empréstimo de notebooks de forma pontual para alunos que sinalizaram falta de o a um computador", explicou a professora.
As avaliações foram processuais e o semestre se encaminha para o encerramento nas próximas semanas. O calendário acadêmico se mantém, e os cursos aguardam orientação da direção da Unisinos sobre as próximas semanas.
A Famecos, da Pucrs, também deu continuidade às atividades curriculares virtualmente. As avaliações do final de semestre também foram aplicadas no ambiente online. Os professores e coordenadores dos cursos de comunicação mantiveram as ações práticas na mesma dinâmica.
Em conversa com Coletiva.net, a decana Cristiane Mafacioli falou sobre os desafios dos professores diante da suspensão das atividades presenciais. O formato das aulas online, mesmo diante das dificuldades, teve o apoio dos alunos e contou com a rápida adaptação dos estudantes. "Eles tiveram muita paciência com a nova dinâmica. Muitas vezes, nos auxiliando e dando dicas, para que, cada vez mais, pudéssemos evoluir", explicou.
A Pucrs, durante a pandemia, organizou eventos online, com convidados de diversos lugares do Brasil e do mundo. "Neste momento, percebemos uma cultura solidária, onde todos queremos nos ajudar, isso contribuiu muito durante semestre", disse ao portal. Cristiane avaliou essa vivência como uma grande troca e partilha de conhecimentos, como uma forma mais ível para os estudantes. A professora também avaliou a possibilidade de haver mais dinâmicas como essa, mesmo após a pandemia