Unisinos adere ao Programa de Combate à Desinformação do STF
Palestra de Ana Gabriela Guerreiro, coordenadora de Imprensa da Corte, marca início do acordo

A Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), por meio de uma articulação entre os cursos de Jornalismo e Direito, aderiu ao Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF). Para marcar o início do acordo, a instituição promoverá, em 3 de novembro, a palestra 'Democracia e Cidadania na Era Digital', que será proferida por Ana Gabriela Guerreiro, coordenadora de Imprensa da Corte. Transmitida pelo canal Humanidades Unisinos no YouTube, a atividade se iniciará às 18h.
O intuito do encontro é promover a reflexão sobre as relações entre o Estado Democrático de Direito e a circulação de dados falsos no debate público, esclarecer as funções institucionais dos três poderes, com foco no STF, e apresentar as ações do Supremo para combater notícias falsas. A ação integra o roteiro de formação geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do canal Humanidades Unisinos ao longo deste semestre.
A iniciativa do STF tem o objetivo de combater práticas que afetam a confiança, distorcem ou alteram o significado das decisões da Suprema Corte e colocam em risco direitos fundamentais e a estabilidade democrática. Para isso, mediante acordo de cooperação técnica, o órgão vem firmando parcerias com instituições públicas e privadas para a execução de ações de combate à desinformação. Entre essas atividades está a realização de palestras que expliquem o funcionamento e as competências do tribunal.