Ulbra volta a coordenar pesquisa de comunicação da Euprera
O levantamento deste ano busca tratar de temas atuais na América Latina

A Ulbra, através do seu curso de Comunicação Social, volta a ser a coordenadora acadêmica brasileira da quarta edição da pesquisa Latin American Communication Monitor (LCM), promovida pela European Public Relations Education and Research Association (Euprera). O levantamento deste ano busca tratar de temas atuais na América Latina, como cibersegurança, gênero, desafios éticos frente ao uso de tecnologias, competências profissionais e comunicação de crise em meio à pandemia da Covid-19.
"A ideia é de que seja, realmente, um estudo comparativo", explicou a assessora de Relações Internacionais e docente do curso de Comunicação, Andréia Athaydes, que está envolvida com a pesquisa desde 2008. Além da docente, o professor da Ulbra, Gustavo Hasse Becker, e a pesquisadora convidada Patrícia Milano, da UFSM, campus de Frederico Westphalen, também integram o grupo de pesquisa brasileiro.
A participação dos profissionais brasileiros, segundo Andréia, permite a possibilidade de uma maior compreensão do que vem acontecendo nos departamentos de comunicação do Brasil. A partir disso, pode-se pensar em capacitação e atualização profissionais de acordo com as necessidades. "A ideia é sempre empoderar o profissional de comunicação no seu dia a dia para que ele tenha voz e voto dentro das organizações", explica a professora.
O questionário pode ser ado e respondido aqui.