UCS integra o programa de inovação do governo do Estado

Instituição será umas das coordenadoras do Inova RS na região da Serra gaúcha e das Hortênsias, abrigando escritórios junto ao TecnoUCS

projeto é aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) - Crédito: Reprodução

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) integra o projeto de inovação do governo do Estado, o Inova RS, para a região da Serra e Hortênsias. Por meio da ação 'Mapeamento e Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação', a instituição é uma das coordenadoras, abrigando um dos escritórios do programa, junto ao Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS). 

O projeto é aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). A Universidade também participa da governança do programa, com o reitor Evaldo Kuiava e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Gimenez, integrando a mesa gestora na região. A coordenação regional da UCS ocorre em consórcio com a Associação do Polo de Informática de Caxias do Sul (Trino Polo), o Instituto Hélice, o Sebrae RS e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

"Trata-se de um programa valoroso, que tem o foco de reposicionar o Estado, merecidamente, no âmbito da inovação no Brasil, refletindo diretamente na qualidade de vida dos cidadãos", avalia o pró-reitor da UCS, Juliano Gimenez. Ele destaca ainda o papel da instituição de ensino, sendo um agente e promovendo a sinergia de todos os demais. 

De acordo com o gerente do programa Inova RS, Jerônimo De Rossi Molina, diante dos desafios que as cidades enfrentam, é fundamental a construção de um projeto para desenvolvimento de novas soluções. "Com base nos dados obtidos pelo City Living Lab da UCS e nas contribuições dos diversos atores envolvidos nas 'quatro pás' da hélice de inovação, serão desenvolvidas pesquisas, ações e aplicações para favorecer o cidadão como centro da vida urbana", explica.

Comments