TV Campus UFSM está no ar há 25 anos

Emissora foi fundada em 1995 para divulgar acontecimentos e conhecimentos científicos produzidos na Universidade Federal de Santa Maria

Equipe da TV Campus em externa - Reprodução/Site UFSM

A TV Campus UFSM completa 25 anos no ar e, desde sua fundação, em 1995, mais de 200 alunos aram pelos estúdios da emissora. A TV institucional foi fundada com o objetivo de divulgar os acontecimentos e os conhecimentos científicos produzidos na Universidade Federal de Santa Maria por José Mariano da Rocha Filho, fundador também da UFSM. 

A partir da Lei 8.977, de 6 janeiro de 1995, que dispõe sobre o serviço de TV a cabo no Brasil e permitiu a concessão e criação de canais universitários, foi lançada a TV Campus. Foi quando um grupo de colaboradores da área audiovisual, sob o comando de Sérgio Assis Brasil, começou a produzir um programa experimental de variedades, o "TV Campus", que foi o embrião para a consolidação do canal.

Com o ar do tempo, a equipe de voluntários ou a produzir mais conteúdo para TV, que ainda não tinha sede própria, ando por diversos espaços da universidade. Outra questão era o desafio de trabalhar com tecnologia analógica. "Agora, as possibilidades são múltiplas, mas naquela época tudo era mais artesanal. A edição era no formato linear. Tudo era feito com muita vontade de aprender e éramos estimulados pelo Sérgio, que tinha esse perfil de acolher e incentivar", conta o cineasta Luiz Alberto Cassol, um dos primeiros estudantes a trabalhar na TV.

A emissora, disponível no canal 15 da NET, serve também como um ambiente pedagógico para os cursos relacionados ao audiovisual, com destaque para os de Comunicação Social. Atualmente situada 10º andar do prédio da reitoria em Camobi, a equipe de trabalho da emissora ou a ser definida por meio de concursos públicos e seleção de alunos bolsistas e estagiários. Hoje, o time é composto por 10 servidores.

Para o futuro, os planos são seguir com seu papel pedagógico e informativo e se inserir cada vez mais nos meios digitais, além de interagir com outros canais para trocar experiências e conteúdos. "Parcerias como a TV Câmara de Santa Maria e até mesmo a TVE são fundamentais e apontam que o caminho para a democratização da comunicação a por mirar nos espaços digitais e públicos para que mais pessoas possam conhecer o papel da universidade e dela se beneficiar", acredita o diretor da TV Campus, Gabriel Soares.

São 12 horas de programação na TV Campus, preenchida por produções próprias, materiais elaborados por outras emissoras universitárias federais, audiovisuais viabilizados por editais para integrar a programação de emissoras públicas e produções de outros setores da UFSM. O conteúdo produzidos pode ser visualizado também no site do canal, no YouTube e no Farol, além de serem divulgadas na página do Facebook e no perfil do Instagram.

Comments