Sindjors e Fabico promovem debate sobre democracia, ditadura e o papel do Jornalismo
Participam os jornalistas Christa Berger, Felipe Moura de Oliveira, Katia Marko, Moisés Mendes, Pedro Dreher e Rafael Guimaraens

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico) realizarão, nesta quarta-feira, 30, às 10h, no Auditório I da Fabico (Rua Ramiro Barcelos, 2705), bairro Bom Fim, em Porto Alegre, o lançamento de mais uma edição do jornal 'Versão de Jornalistas'.
O evento, intitulado 'Democracia, Ditadura, Jornalismo: ainda estamos aqui, mas eles também', marca o encerramento das atividades do mês dedicado às e aos jornalistas, cuja data é celebrada em 7 de abril. A proposta é resgatar a memória do Jornalismo durante o período da ditadura militar no Brasil e reforçar a importância da profissão como ferramenta de resistência e defesa da democracia.
Obra 'Ainda Estou Aqui'
A iniciativa também terá como referência o filme premiado 'Ainda Estou Aqui', que aborda o tema. Participam do debate o advogado Antonio Carlos Porto Jr. e os jornalistas Christa Berger, Felipe Moura de Oliveira, Katia Marko, Moisés Mendes, Pedro Dreher e Rafael Guimaraens.
Com esta ação, o Sindicato pretende resgatar junto aos profissionais de Comunicação, estudantes e comunidade em geral o debate sobre democracia, ditadura e Jornalismo, tendo como linha condutora da conversa o filme 'Ainda Estou Aqui'. A entidade também considera imprescindível realizar uma análise voltada às mais recentes tentativas de golpe no Brasil, como também a atual geopolítica mundial.
Estudantes e Comunicação
Para Laura Santos Rocha, presidente do Sindjors, a ação conjunta com a Fabico está alinhada à plataforma da Gestão 2022/2025 do Sindicato, especialmente no que diz respeito à reaproximação com as Faculdades de Jornalismo e à criação de espaços de diálogo com estudantes de Comunicação. "São eles que, por meio dessa troca de experiências, terão melhores condições de ingressar no mercado de trabalho com uma visão mais ampla e complexa da realidade que vivenciamos. Também poderemos auxiliar no desenvolvimento de ações mais éticas e conscientes dessa nova geração. Precisamos tocar nesses assuntos importantes para que nunca se esqueça e nunca mais aconteça. E que venham muitas outras atividades importantes como essa", afirma.
A realização do evento na Fabico tem o objetivo de reforçar a prioridade da atual gestão do Sindjors de aproximar o Sindicato dos estudantes de Comunicação, além de estimular o debate sobre temas fundamentais como o papel do Jornalismo no combate à desinformação, o avanço da extrema direita e os desafios do atual cenário geopolítico. Segundo a professora e diretora da Fabico Ana Taís Martins, a atividade também reafirma a função crítica da imprensa na sociedade e destaca, para os futuros jornalistas, a importância da responsabilidade social da profissão e da defesa dos valores democráticos.