Sem Estúdio: Marcelo Cosme

Âncora da Globonews é o décimo entrevistado no programa online produzido por estudantes da Famecos

Nesta terça-feira, 30, o programa 'Sem Estúdio', uma produção do Editorial J (Laboratório Convergente do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos), com o apoio de Coletiva.net, recebeu, às 13h, o âncora da Globonews Marcelo Cosme. O quadro semanal é realizado por alunos de Jornalismo com profissionais da área sobre os impactos da pandemia da Covid-19.

A equipe do portal entrou em contato com Marcelo para saber como foi a experiência.

Confira a entrevista na íntegra:

1- Por meio do contato com alunos, qual é a importância de aproximar os cursos de graduação de Jornalismo do mercado? 

Este momento é importante. Quando eu estava na universidade adorava quando aconteciam. Você poder entender melhor como tudo funciona e como essas pessoas chegaram nos cargos que estão hoje e como é o mercado por dentro. Principalmente, quando a gente por exemplo de uma Globonews,  é entender como funciona esse gigante canal de notícias.

2 - Como é para você ter a possibilidade de interagir e trocar experiência com os estudantes?

A gente não pode ficar apenas na teoria da universidade, por mais que seja fundamental. Temos que ter a prática e jornalismo é muito dia a dia. Então, quando você faz essa troca entre universidade, academia e mercado de trabalho é importante para até direcionar o caminho que a gente quer seguir.

3- A cobertura jornalística durante a pandemia do novo coronavírus é uma das temáticas principais do programa de entrevistas 'Sem Estúdio'. Como a pandemia tem impactado na sua rotina profissional?

O novo coronavírus mudou tudo. A gente às vezes acaba tendo jornais monotemáticos falando apenas sobre o coronavírus e não tem como ser diferente. É a maior crise sanitária do século e dos últimos 100 anos, 50 mil pessoas já morreram e um milhão e tantas mil já contaminadas. Isso pode ser ainda mais grave aqui no Brasil. É preciso ter um olhar muito específico para isso e é fundamental nesse momento. Então, a gente está trabalhando bastante, mas com a certeza de que esse é o caminho.

Marcelo Cosme 

Âncora do 'Globonews em Pauta', o repórter ainda realiza matérias em outros jornais da Rede Globo, como 'Jornal Hoje' e 'Jornal da Globo'. Focado na cobertura política, conseguiu alguns furos de reportagem, como a condução coercitiva do ex-presidente Lula, a prisão do ex-presidente da câmara dos deputados, Eduardo Cunha, além da revelação dos áudios entre Dilma e Lula que impulsionaram o processo de impeachment. Esse último, rendeu o 'Golden Nymph Awards' para a GloboNews, no Festival de Televisão de Monte Carlo, no principado de Mônaco.

Confira abaixo como foi o programa completo:

 

Comments