Rampa provisória é instalada para formatura de aluno cadeirante da Ufrgs
Apesar da medida paliativa, graduando de RP espera que universidade tome medidas permanentes de ibilidade

Depois de participar de reuniões, desde abril deste ano, para que pudesse colar grau juntamente com os colegas, Alex Viana se formará nesta sexta-feira, 10, no curso de Relações Públicas, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), da Ufrgs. O pedido do graduando foi atendido e a instituição instalou provisoriamente uma rampa de o para o palco do Salão de Atos. Viana espera, agora, que, após sua formatura, a universidade tome medidas permanentes de ibilidade.
Ao Coletiva.net, o formando disse que "deixei claro que estou cobrando uma solução definitiva da parte deles. Nunca houve demonstração neste sentido". O estudante falou, ainda, que acompanhará os procedimentos da instituição após a solenidade, pois, para ele, outros alunos cadeirantes merecem ter os mesmos direitos de ibilidade.
A coordenadora do curso de Relações Públicas da Fabico, Ana Cypriano, contou ao portal que os formandos se solidarizaram com a causa do colega. "Conversando com integrantes da comissão de formatura, eles me falaram que, se necessário, entrariam pela porta de trás com o Alex." Segundo ela, que auxiliou os contatos entre o aluno e a instituição, o apreço da movimentação é compreender os direitos dos cadeirantes. "O mérito principal é demonstrar que são pessoas que podem se virar sozinhas, necessitando somente da ibilidade que é delas por direito", concluiu.
Procurada pela reportagem de Coletiva.net, a assessoria de imprensa da Ufrgs informou, por meio de nota, que a solução tomada pela instituição em casos futuros será colocar o e toda vez que for preciso. "A construção da rampa de o ao palco é mais uma opção de ibilidade que estará disponível no salão e será montada quando houver necessidade para atender de forma segura às solicitações que surgirem."
Confira abaixo o conteúdo da nota na íntegra:
"O Salão de Atos atende às demandas de ibilidade previstas no Decreto Federal nº 5.296/2004, no entanto o rito da entrada da cerimônia de colação de grau é bastante específico: consiste no percurso dos formandos pelo corredor entre a primeira e a segunda plateias do Salão com descida por escadaria lateral e, na sequência, subida por escadas até o palco. A construção da rampa de o ao palco é mais uma opção de ibilidade que estará disponível no Salão e será montada sempre que houver necessidade para atender de forma segura as solicitações que surgirem. A Ufrgs reafirma seus esforços em adequar os espaços físicos desta quase centenária instituição para oferecer ibilidade, processo que vem sendo aperfeiçoado para atender de modo mais adequado às pessoas com deficiência."