Rádio UPF celebra 15 anos com nova identidade visual
Emissora também renovou as vinhetas executadas durante a programação

Há 15 anos a rádio UPF, da Universidade de o Fundo, leva uma programação que mistura informação e música para os ouvintes. Para celebrar o aniversário, a emissora ou por um processo de rebranding, com uma nova identidade visual e slogan. Com produção do designer de Som Evandro Oliveira, o veículo também renovou as vinhetas rodadas durante a programação.
Com o lema 'Rádio UPF - feita a mão', a nova campanha foi produzida pela Bravo Inteligência Criativa, também do município. Além do logo, a produção envolve peças para outdoor, anúncio de jornal e redes sociais, bem como brindes e personalização do estúdio. "O foco é ser uma rádio artesanal, com programação feita música a música, notícia à notícia", comenta o gestor de Conteúdos da rede de rádios UPF, Gerson Pont.
Em entrevista exclusiva ao Coletiva.net, o gerente destacou: "Os 15 anos representam a consolidação de nosso projeto de rádio, focado em executar músicas de qualidade junto com notícias, sempre veiculadas com o critério da isenção e provocando reflexão". Conforme Pont, essa "mistura" tem como exemplo maior o 'Café Expresso'. A atração está no ar desde 2015, em duas edições diárias, de segunda à sexta-feira, das 7h às 9h e das 12h às 14h. "Entendemos que o programa entrega, ao mesmo tempo, a informação em tempo real (característica das rádios news) e o entretenimento da canção", explicou.
O profissional também entende que ao longo da trajetória a equipe criou um jeito de fazer rádio, onde a curadoria musical é uma das referências. Esse trabalho também é executado por ele, que caracteriza a seleção como um formato adulto contemporâneo, no qual busca um público formador de opinião, a partir dos 25 anos. "O outro destaque é o jeito que damos as notícias, mais coloquial, junto com as músicas", acrescentou.
Programação
De segunda à sexta-feira, integram a grade da rádio UPF os programas: 'Caixa Preta', com as músicas antigas, às 11h, além dos sábados e domingos, a partir das 7h; 'Batuque' - programa de música brasileira - às 14h; e 'Dose Dupla', às 17h. Nas terças-feiras às 22h há ainda o 'Art Rock' e, nas quintas-feiras, no mesmo horário, o 'Onda Black'.
O sábado começa com 'Canciones para Despertar em Latinoamérica', às 6h, e tem ainda 'Arena', com a ideia de música ao vivo, às 20h (com edição também aos domingos no mesmo horário). 'Clube do Samba', às 12h; e 'À La Carte', o espaço da música alternativa, às 22h, destacam-se no domingo.
A rádio UPF pode ser ouvida em o Fundo, na frequência 99.9 FM; em Soledade, na 106.5 FM; e em Carazinho, na 90.5 FM. A emissora ainda pode ser acompanhada nos perfis no Instagram, no Facebook e no Spotify. O veículo também pode ser ado pelo site ou pelo aplicativo, disponível nas plataformas IOS e Android.