PUCRS recebe Caco Barcellos para um bate-papo

Jornalista compartilhará vida profissional, trajetória e rotina de trabalho

Caco Barcellos estará em Porto Alegre na próxima quinta-feira - Crédito: Divulgação

Na próxima quinta-feira, 13, a Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) receberá o jornalista Caco Barcellos para um bate-papo. A conversa acontecerá a partir das 15h30 no auditório da instituição, localizado no prédio 7 do campus (Avenida Ipiranga, 6681 - bairro Partenon), em Porto Alegre. O comunicador compartilhará um pouco da vida profissional, trajetória e rotina de trabalho. 

O início da carreira foi na PUCRS, onde o repórter de televisão e escritor se graduou em Jornalismo. Além do encontro, o comunicador retorna à universidade para receber o 'Prêmio PUCRS Alumni'. A honraria é destinada a egressos com trajetórias de impacto na construção de uma sociedade mais justa, responsável e humana. Caco será premiado na categoria Comunicação, que reconhece, em sua carreira, o uso da informação como instrumento de transformação social e geração de conhecimento.

A mediação do debate será realizada pelos professores Ricardo Barberena e Rosângela Florczak. Gratuito, o evento é aberto ao público e tem entrada sujeita à lotação do espaço. Após o encontro, às 19h, acontecerá a cerimônia de entrega do 'Prêmio Alumni' no Centro de Eventos, prédio 41, também no campus universitário.

Sobre os participantes do bate-papo

Escritor, jornalista e repórter de televisão, com destaque para as reportagens investigativas, Caco Barcellos tem mais de 40 anos de carreira. O início profissional foi no jornal Folha da Manhã, do grupo Caldas Júnior. Atuou nos veículos da imprensa alternativa dos anos 1970, foi repórter de diferentes jornais do Brasil e das revistas IstoÉ e Veja. Ingressou na Globo em 1982 e, desde 2006, é apresentador e diretor do 'Profissão Repórter'. Como escritor, recebeu o Prêmio Jabuti por dois livros: 'Rota 66' (1993) e 'Abusado - O dono do morro Dona Marta' (2003). 

Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Ricardo Barberena também é coordenador executivo do Delfos - Espaço de Documentação e Memória e professor da Escola de Humanidades da instituição de ensino superior. Possui graduação (2000), doutorado (2005) e pós-doutorado (2009) na área de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).  

Rosângela Florczak é professora e decana da Famecos. Doutora e mestra em Comunicação pela PUCRS, tem especialização em Sociologia pela Ufrgs, em Comunicação Empresarial e em Teorias e Práticas de Ensino pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).  

Comments