Projetos culturais nas cidades criativas pauta pesquisa da Feevale

Estudo utiliza as categorias diversidade cultural, inovação social, sustentabilidade cultural e inclusão

Professora e líder da pesquisa, Mary Sandra Guerra Ashton - Reprodução

A Universidade Feevale desenvolve a pesquisa 'Os projetos culturais e a geração de desenvolvimento socioeconômico no contexto das cidades criativas' com a proposta de investigar o desenvolvimento socioeconômico a partir da implementação de projetos culturais nas cidades criativas do Brasil e de Portugal. O levantamento integra o grupo de pesquisa em Indústria Criativa, vinculado ao mestrado em Indústria Criativa da Instituição, e utiliza as categorias diversidade cultural, inovação social, sustentabilidade cultural e inclusão a fim de investigar como os projetos culturais ajudam no desenvolvimento socioeconômico dos municípios.

Professora e líder da pesquisa, Mary Sandra Guerra Ashton acredita que os projetos culturais que se centralizam na cultura e nas artes, como bibliotecas, museus e teatros, merecem destaque. "Com o advento da indústria criativa, observou-se maior valorização da cultura e, também, o crescente interesse e participação da população nas propostas ligadas às questões culturais, pois são geradoras de novas oportunidades no campo socioeconômico responsáveis pelo desenvolvimento", afirma.

O estudo visa a contribuir com o avanço teórico-conceitual na área do desenvolvimento socioeconômico nas cidades criativas e suas transversalidades com o Turismo, por meio da investigação dos projetos culturais. Também é proposto produzir e transferir conhecimento em âmbito internacional que sirva de subsídio para novas ideias voltadas para a cultura dos municípios.

Integram a equipe do estudo pesquisadores de quatro instituições de ensino portuguesas: Universidade Católica Portuguesa (U), Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ainda, participam representantes da Universidad de La República, do Uruguai.

Comments