Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUCRS amplia linhas de pesquisa
Iniciativa recebeu nota seis, na escala até sete, no Capes

Na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), divulgada no início deste mês, o Programa de Pós-graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) recebeu nota seis, em uma escala que vai até sete. Com o intuito de oferecer mais oportunidades, a instituição amplia as linhas de pesquisa.
São três temas de estudo: Imaginário, Indústria criativa e Tecnologias emergentes; Práticas nas mídias, organização e poder; e Processos comunicacionais, políticas dos corpos e interseccionalidade. A seleção de novos estudantes está aberta até 2 de novembro.
Além dessas novidades, mudou também o processo seletivo para o ingresso em março de 2023. A ação foi simplificada em três etapas: proposta de dissertação/ tese, análise do currículo Lattes e entrevista. Para concorrer às 25 vagas de mestrado, o candidato deve ter diploma de graduação e para as 15 de doutorado, precisa ter concluído o mestrado em data anterior à matrícula.
Conforme o coordenador do PPGCom, o professor Juremir Machado da Silva, o programa está em transformação por saber que é preciso estar em sintonia com o ar do tempo e com as demandas da sociedade. "Ao tirar nota seis na avaliação da Capes, o que classifica como padrão de excelência internacional, ajusta-se para continuar forte, atual e de olho no futuro", destaca.
Além de ser um centro de pesquisa e produção de conhecimento em Comunicação, o PPGCom se conecta com outras instituições no mundo - especialmente na Angola, Estados Unidos, França, Moçambique e Portugal. Dessa forma, proporciona contatos e experiências internacionais aos seus estudantes.