Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUCRS amplia linhas de pesquisa

Iniciativa recebeu nota seis, na escala até sete, no Capes

PPGCom tem novas linhas de pesquisa - Reprodução/PUCRS

Na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), divulgada no início deste mês, o Programa de Pós-graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) recebeu nota seis, em uma escala que vai até sete. Com o intuito de oferecer mais oportunidades, a instituição amplia as linhas de pesquisa.

São três temas de estudo: Imaginário, Indústria criativa e Tecnologias emergentes; Práticas nas mídias, organização e poder; e Processos comunicacionais, políticas dos corpos e interseccionalidade. A seleção de novos estudantes está aberta até 2 de novembro.

Além dessas novidades, mudou também o processo seletivo para o ingresso em março de 2023. A ação foi simplificada em três etapas: proposta de dissertação/ tese, análise do currículo Lattes e entrevista. Para concorrer às 25 vagas de mestrado, o candidato deve ter diploma de graduação e para as 15 de doutorado, precisa ter concluído o mestrado em data anterior à matrícula. 

Conforme o coordenador do PPGCom, o professor Juremir Machado da Silva, o programa está em transformação por saber que é preciso estar em sintonia com o ar do tempo e com as demandas da sociedade. "Ao tirar nota seis na avaliação da Capes, o que classifica como padrão de excelência internacional, ajusta-se para continuar forte, atual e de olho no futuro", destaca.

Além de ser um centro de pesquisa e produção de conhecimento em Comunicação, o PPGCom se conecta com outras instituições no mundo - especialmente na Angola, Estados Unidos, França, Moçambique e Portugal. Dessa forma, proporciona contatos e experiências internacionais aos seus estudantes.

Comments