Pro_Move Lajeado é destaque no Prêmio Nacional de Inovação
Iniciativa entre a Univates e o município ficou em 1º lugar na categoria 'Ecossistemas de Inovação em Desenvolvimento'

No início desta semana, o Pro_Move Lajeado, iniciativa que auxilia no entendimento dos processos de Inovação, por meio das interações entre a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a cidade, ficou em 1º lugar na categoria 'Ecossistemas de Inovação em Desenvolvimento', do Prêmio Nacional de Inovação. A divulgação ocorreu em São Paulo e teve transmissão pelo YouTube.
Na cidade paulista, estiveram presentes: o presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari, e a professora Simone Stülp, ao lado do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. Também foi realizado um evento presencial com cerca de 50 pessoas na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) para assistir à transmissão.
Conforme José Lazzari, em 2017, quando foi organizado um grupo de lideranças do município para planejar o que hoje é o Pro_Move, não era possível imaginar que o movimento chegaria longe e de forma rápida. "O grande objetivo é transformar uma cidade inovadora, com qualidade de vida, e ampliar conhecimento. Essa premiação vem para reconhecer toda a nossa trajetória", comemora no evento.
O prefeito Marcelo Caumo destaca que, ao iniciar o movimento do Pro_Move, a cidade buscava reconhecimento do Rio Grande do Sul. "Lajeado, com a sua Universidade, com o seu hospital de referência, com todos os integrantes do sistema S, está de portas abertas para receber as experimentações para acertarmos, para errarmos, mas principalmente para inovarmos em tecnologia e ação social", afirmou durante a cerimônia.
Ao todo, o Prêmio Nacional de Inovação teve mais de 11.300 inscrições e 220 projetos selecionados, dos quais 74 foram finalistas. Na categoria 'Ecossistemas de Inovação em Desenvolvimento', o Pro_Move competiu inicialmente com cerca de 15 movimentos em desenvolvimento de diferentes regiões do Brasil.