No mês da pessoa idosa, alunos da Ufrgs lançam revista que traz a velhice como tema

Evento presencial nesta quarta-feira marcará início da distribuição da 59ª edição da publicação

Diferentes perspectivas do envelhecimento são temas da revista - Mariana Alves

Outubro é celebrado como o mês da pessoa idosa. Para marcar a data, os estudantes da disciplina de Jornalismo Impresso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) produziram a 59ª revista Sextante com o tema velhice. O lançamento da publicação contará com um evento presencial e aberto ao público nesta quarta-feira, 19, às 9h, no Auditório 1 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) (Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Santana, em Porto Alegre).

O músico King Jim, a advogada Maria Eunice da Silva e o geriatra Newton Terra,  fontes em reportagens, serão os convidados do encontro. Eles compartilharão as experiências. A influenciadora digital Miréia Borges, de 65 anos, que em 2021 estreou o podcast 'Idade Não É Documento', também participará da ação. Além disso, o público assistirá à apresentação musical de idosos da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Para o mestrando Marcel Hartmann, estagiário-docente da matéria, falar sobre velhice envolve abordar debates em saúde, economia, comportamento e direitos humanos. "Nas suas vidas profissionais, futuros jornalistas inevitavelmente cobrirão esses tópicos e entrevistarão pessoas idosas, sobretudo em um cenário no qual o Brasil inverte a pirâmide demográfica", destaca. Conforme o jornalista, fazer a revista foi um treinamento para os alunos incorporarem técnicas de produção, entrevista, escrita e edição de assuntos sensíveis e de histórias de vida.

Editada por Marcel e pela professora Thaís Furtado, ministrante da disciplina, a  Sextante possui versão impressa, que será distribuída no evento, e on-line, que poderá ser ada neste link. As reportagens exploram diferentes vivências de pessoas idosas como cirurgias plásticas, hobbies que am de geração em geração, liderança feminina e envelhecimento indígena. 

Autora da reportagem que trata sobre a velhice de pessoas trans e da foto de capa da revista impressa, Mariana Alves afirma: "Para mim, foi uma experiência muito enriquecedora, pois tive a oportunidade de escrever e fotografar". As ilustrações da versão on-line são de autoria de estudantes de Artes Visuais e outros cursos da Ufrgs, participantes do projeto de extensão Ilustraê!, coordenado pela professora Paula Mastroberti, do Instituto de Artes.

Comments