Negras no mercado é tema de projeto de estudantes de Jornalismo da Facs UniRitter

Criar um ambiente de conhecimento, troca e reconstrução foi o intuito das alunas Júlia Barth e Nayara Souza

O projeto, que foi bem-sucedido, abriu portas para outros debates acerca do movimento negro, visando sempre à informação - Crédito: Reprodução/ Instagram

Criar um ambiente de conhecimento, troca e reconstrução. Esse foi o intuito das alunas de Jornalismo Júlia Barth e Nayara Souza, da Faculdade de Comunicação Social (Facs) do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), quando surgiu o projeto 'Melanina Informa: Mulheres Negras' na disciplina de Estágio Supervisionado. A ideia surgiu em 2018, quando a dupla desenvolveu um site de notícias chamado 'Melanina Informa'. 

A iniciativa tratava da representatividade racial e da cultura negra na Grande Porto Alegre. O projeto, que foi bem-sucedido, abriu portas para outros debates acerca do movimento negro, visando sempre à informação. Hoje, a cada sábado, uma nova convidada discute sobre os desafios de sua profissão, vivências pessoais e o papel da mulher preta na sociedade em uma live no Instagram, que depois é transformada em um podcast e disponibilizada nos agregadores de áudio. 

O programa estreou com a presença de Fran Rodrigues, vereadora suplente de Porto Alegre pelo PSOL de Porto Alegre e graduada em Direito. Ela levou suas vivências na faculdade, os preconceitos que sofreu durante sua graduação e os caminhos de sua militância. Na sequência, a convidada foi a acadêmica de Enfermagem e cofundadora da 'Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da População Negra' da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renata Pereira. 

Para acompanhar o projeto e as demais entrevistas que ocorreram, basta ar o Instagram, bem como o podcast, disponível por meio deste link.

Comments