Museu da Ufrgs abre exposição sobre a imprensa negra gaúcha

'Tição - Existência e resistência' traz exemplares e outros documentos da publicação

Período para visitação começa amanhã - Crédito: Divulgação

O Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) inaugura, nesta quarta-feira, 14, a exposição 'Tição - Existência e resistência'. A mostra reúne exemplares das publicações, documentos dos acervos pessoais de membros do coletivo, materiais de divulgação, fotos e depoimentos. Com entrada gratuita, a atividade segue até 12 de julho no mezanino do espaço (Avenida Osvaldo Aranha, 277 - bairro Bom Fim), em Porto Alegre.

A publicação foi um marco na imprensa negra gaúcha e alcançou outros estados, bem como países da América Latina e Europa. Além de uma revista ou jornal, 'Tição' foi um grupo de pessoas que destacou questões específicas e importantes para a população preta no final da década de 1970 e início dos anos 1980. 

A exposição tem a participação da diretora do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros, do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), Jeanice Dias Ramos, que realiza a curadoria científica juntamente com Naiara Silveira e Sátira Machado. A mostra traz parte do acervo do professor Oliveira Silveira e tem a curadoria geral da equipe do Museu da Ufrgs.

Abertura de caminhos

O nome 'Tição' foi dado ao periódico por influência de Oliveira Silveira, um dos membros do grupo. O profissional participou de todas as edições, intermediando os contatos da área da literatura e jornais de abrangência nacional. Na revista, de forma política, os integrantes traziam diferentes trajetórias e militâncias identitárias. Dessa forma, pautaram assuntos pouco debatidos e abriram caminho para algumas conquistas, como a Lei de injúria racial, os direitos assegurados pela Constituição e a Lei das Cotas.

As visitações podem ser realizadas de segundas a sextas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Para agendamentos de grupos é preciso entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51)3308-3390.

Comments