Livro sobre Jornalismo Literário homenageia professor da UFSM
Obra, direcionada a estudantes e docentes, traz encontro entre teoria e prática da área

Finalizado no final de 2020, o livro 'Jornalismo Literário: Itinerários Possíveis', produzido por professores e estudantes dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria (Facos-UFSM), foi lançado na manhã desta segunda-feira, 26. Homenagem a Paulo Roberto Araujo, professor do curso de Jornalismo, falecido em 2016, a publicação se refere a obras que apresentam um encontro entre a teoria e a prática do Jornalismo Literário.
Comovidos com a partida prematura do professor, Marlon Dias, Olívia Bressan e Viviane Borelli - três de seus ex-orientandos -, resolveram organizar um livro que fosse não apenas um tributo a Paulo Roberto, mas também um registro de alguns de seus ensinamentos sobre a prática e o texto jornalístico.
A coletânea foi escrita por 22 autores, jornalistas formados na UFSM, alunos e colegas de Paulo Roberto. O prefácio é assinado pelo jornalista e professor universitário Luiz Antônio Araujo, sobrinho do homenageado. A obra também conta com um texto escrito por Luciana Mielniczuk, a Luti, grande amiga de Paulo Roberto, e professora do curso de Jornalismo da UFSM entre 2004 e 2011, que faleceu em 2018.

O livro foi lançado hoje pela manhã
O livro conta com três partes. A primeira é dedicada a artigos e ensaios que discutem conceitos, metodologias e características do Jornalismo Literário. Na segunda, o leitor encontra reportagens e perfis. Na última parte, crônicas desenham um perfil sobre Paulo Roberto.
Direcionado, especialmente, a jornalistas, professores e estudantes, o livro pode ser conferido no site da Editora, onde está disponível para gratuito.