Imaginar futuros possíveis é objetivo de encontro de pesquisadores em Jornalismo Ambiental
Evento, promovido pela Ufrgs e pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS), está com inscrições abertas

Imaginar futuros possíveis para o jornalismo e o ambientalismo é o convite proposto pelo V Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental (ENPJA). Organizado pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs/CNPq) e pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS). O evento será realizado em 27 e 28 de setembro, de forma on-line. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site da iniciativa.
No total, serão quatro mesas e palestras. A programação começa dia 27, às 10h, com a conferência 'Pesquisa em Jornalismo ambiental nos EUA e América Latina'. Quem proferirá a palestra será Bruno Takahashi, que é professor associado de Jornalismo e Comunicação Ambiental na Michigan State University e diretor de pesquisa do Centro Knight para Jornalismo Ambiental.
As Redes de Pesquisa em Jornalismo Ambiental se reunirão neste mesmo dia, às 14h, para debater as principais agendas de pesquisa em Jornalismo Ambiental . Estão confirmados os pesquisadores: Ilza Maria Tourinho Girardi (Ufrgs), Katarini Miguel (UFMS), Luciana Miranda Costa (UFRN), Rachel Mourão (Michigan State University) e Simão Farias Almeida (UFRR).
No dia seguinte, das 14h às 17h, acontece a mesa 'Desafios ambientais do Brasil'. Alana Keline Manchineri (Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira/Rede de comunicadores Tambores da Selva da Coordenação de Organizações Indígenas Bacia Amazônica), Fernando Aristimunho (Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa) e Juliana Arini (O Eco) apresentarão suas perspectivas para o futuro do Brasil.
O evento se encerra com a conferência 'Desafios do Jornalismo diante do desmonte ambiental e da crise climática', que tem início às 19h. A palestra será proferida por Maristela Crispim, jornalista que acumula mais de 40 prêmios ao longo de sua carreira e é idealizadora da agência de conteúdo Eco Nordeste.
A iniciativa conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Ufrgs, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/FW) e do Curso de Jornalismo da Uniritter/POA.