Em julho do ano ado, a Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) anunciou o fechamento de 12 cursos de Pós-Graduação, entre eles o de Comunicação. Com o intuito de melhor compreender essa experiência e orientar o processo, 12 integrantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estiveram na instituição de ensino superior nas últimas quinta e sexta-feira, 15 e 16. Composta por coordenadores de áreas, corpo técnico e diretoria de avaliação, a equipe participou de reuniões com membros da universidade. 1uo17
Esses encontros envolveram a reitoria, a Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação e os professores, mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em fase de extinção. Conforme nota divulgada pela Unisinos, foram dois dias de trabalho e reflexões sobre a crise pela qual am as universidades brasileiras, em especial, as sem fins lucrativos, como as Comunitárias.
A visita também foi uma oportunidade para a universidade apresentar as diretrizes em planejamento para a continuidade da pesquisa, ?bem como para a sequência do processo de desativação, considerando os compromissos assumidos com a formação acadêmica de mestrandos e doutorandos?, registra o texto. A reportagem do Coletiva.net entrou em contato com a instituição de ensino superior em busca de mais detalhes e atualizações sobre o processo. Conforme a assessoria de Imprensa, a manifestação segue sendo o texto publicado no site da universidade.
A Capes, em comunicado emitido à plataforma Matinal, após a etapa presencial do trabalho junto à Unisinos, informou que não era possível adiantar medidas a serem tomadas pela Coordenação, ?uma vez que o processo e os relatórios posteriores não foram concluídos?. A entidade também explicou que não há prazo para uma conclusão sobre as avaliações.
Relembre o caso
O anúncio do encerramento dos cursos, em julho de 2022, gerou repercussão entre alunos, professores e associações de ensino. À época, o pró-reitor acadêmico e de Relações Internacionais, Guilherme Trez, conversou com o Coletiva.net e explicou a reconfiguração na Escola Criativa, com a criação de um novo modelo de PPG profissional, que une Comunicação e Design. O gestor também garantiu a manutenção das pesquisas e confirmou que a instituição estava realizando uma "readequação da estrutura, mudança de modelo, com maior conexão e foco na região e na sociedade".
Saiba mais:
Fechamento do PPGCC: Unisinos terá um novo modelo de pós-graduação que une Comunicação e Design
Fim do PPGCC: Unisinos apoia busca de iniciativas para proteger o Ensino Superior
Fechamento de PPGCC da Unisinos será levado à equipe de transição do Governo Federal
Estudantes protestam contra encerramento de Programas de Pós-graduação da Unisinos