Festival Escolar de Cinema movimenta escolas de o Fundo

Evento tem o objetivo de unir em uma mostra competitiva as produções anuais feitas por alunos

o Fundo receberá o I Festival Escolar de Cinema - audiovisuais de curta duração, evento cujo objetivo é unir em uma mostra competitiva as produções anuais feitas nas escolas. A iniciativa é da Prefeitura de o Fundo, por meio da Secretaria de Cultura, e da Universidade de o Fundo (UPF).

A ideia surgiu, pois, há mais de 10 anos, os alunos das escolas do município produzem curtas-metragens como parte do processo de aprendizado, principalmente em disciplinas relacionadas à literatura. A fim de tornar público o material, durante a semana do dia 29 de outubro, sempre à noite e com o liberado para o público, o Teatro Municipal Múcio de Castro exibirá as produções desenvolvidas por estudantes do ensino médio em uma mostra competitiva. A proposta é incentivar e promover a produção na área cinematográfica e estimular o desenvolvimento e a produção audiovisuais de cunho educativo e cultural.

O secretário de Cultura de o Fundo, Henrique Fonseca, acredita que o festival seja uma consequência natural de uma ação que se desenvolve há anos. "As escolas daqui vêm valorizando a linguagem do audiovisual como complemento indispensável de reflexão e formação do jovem", destaca, acrescentando que o festival a a uma dimensão maior de profissionalismo, integração e diálogos entre escolas.

O evento é organizado em conjunto com a UPF, ao lado da diretora da FAC, a professora Bibiana de Paula Friderichs; e o professor do curso de Jornalismo e coordenador do Projeto de Extensão Ponto de Cinema da UPF, Fábio Rockenbach. "Produzir os curtas vai além de ampliar a visão sobre a obra literária. Ao aprenderem sobre o audiovisual, os alunos abrem os olhos para uma linguagem que cerca o dia a dia deles e que eles não estavam acostumados a ver com atenção. É importante também por mostrar que tanto quanto saber ler o texto é importante entender a mensagem da imagem e do som, que afeta eles todos os dias", ressalta Fábio.

Estão aptos a participar todos os filmes produzidos nas escolas até 31 de dezembro de 2018, desde que a produção tenha ocorrido durante o período escolar e sob orientação de um professor, com tempo mínimo de cinco minutos e máximo de 20 minutos. As inscrições serão online e devem ser feitas pelos próprios alunos e ex-alunos até 9 de outubro.

O cadastro está disponível no site Prefeitura de o Fundo, na seção da Secretaria da Cultura, na aba Concursos Culturais, em www.pmpf.rs.gov.br/secretaria.php?c=395. Para participar, os responsáveis pelo curta devem preencher a ficha de inscrição e seguir as instruções para envio do curta e de outros arquivos.

Serão entregues prêmios para nove categorias: Melhor Filme, Direção, Ator, Atriz, Sonoplastia, Direção de Arte, Fotografia, Pôster e Roteiro (os dois últimos com inscrição não obrigatória). Professores da UPF e convidado irão compor o corpo de jurados.

Os curtas selecionados para serem exibidos serão conhecidos em 21 de outubro e os indicados aos prêmios serão divulgados após as exibições, em 31 daquele mês, quando a comissão organizadora revelará os cinco indicados em cada categoria. A cerimônia de premiação está marcada para a noite de 1º de novembro, no Centro de Eventos da UPF.

A atividade concede ao aluno um papel ativo na relação com a arte, é no que acredita a professora responsável pelo Festival, Nara Marley Alessio Rubert. "É o jovem leitor, estudante do nível médio, que ainda não entrou na vida acadêmica, colocado no papel de sujeito, que não vai apenas receber a adaptação literária para o cinema profissional, mas produzir esse conteúdo", finaliza.

Comments