Feevale anuncia ensino integrado, buscando se conectar ao mercado de trabalho

Em evento, instituição apresentou a Feevale Way, novidade alinhada a modelos finlandeses

Evento aconteceu nesta terça-feira, no Salão de Atos da Feevale - Divulgação/Coletiva.net

Nesta terça-feira, 17, a Feevale anunciou, em um evento para colaboradores e imprensa, que adotará uma nova forma de ensino, o que ocasionará na reformulação completa de todos os cursos de graduação da instituição, fazendo com que eles sejam integrados e interativos. Chamada de Freevale Way, a iniciativa pretende, com a aprendizagem interdisciplinar, proporcionar aos alunos uma experiência que vai além da sala de aula, com atividades que vinculam as práticas ao mercado de trabalho, por meio de currículos que serão totalmente atualizados e alinhados a modelos finlandeses de educação.

Para o reitor Cleber Prodanov, em conversa com Coletiva.net, a Feevale Way é o resultado de um trabalho coletivo de todos os envolvidos com a universidade. "Enxergamos que, se continuássemos fazendo o que fazíamos, não repercutiria em uma melhoria da qualidade de vida, em uma empregabilidade, em um profissional melhor para o mercado de trabalho. A gente continuaria criando commodities, como qualquer instituição que pode abrir um curso e trabalhar", explicou.

Prodanov afirmou que a proposta da instituição é trabalhar com inovação, olhando para o futuro, com novos currículos que preveem metodologias voltadas à aprendizagem combinada. "Queremos criar uma formação conectada, para atividades e profissões que talvez ainda não existam. Então, temos que pensar em criar caminhos e oportunidades, para que, em todas as áreas, as pessoas tenham uma alternativa e que possam construir uma trajetória diferenciada", destacou. 

Com a reformulação e atualização dos currículos, todos alinhados com a proposta de integração da Feevale Way, o reitor afirmou que proposta traz a experiência dos 50 anos da universidade e a parceria com os currículos  finlandeses, que são referência em educação. "É um novo caminho que a Feevale proporciona na formação de seus alunos. Um caminho mais objetivo, seguro e conectado com o século XXI", completou.

Para alinhar o novo currículo interdisciplinar, em que a sala de aula deixa de ser o elemento mais importante da educação, os professores da Feevale aram por atualizações, dentro da parceria com a Finland University - seis profissionais foram capacitados e arão os seus conhecimentos para os colegas. 

Para o professor de Jornalismo da Feevale, Marcos Santuário, em entrevista ao portal, a integração do corpo docente com a inovação faz toda a diferença. "Um dos elementos mais interessantes que me mantém na universidade com a mesma vontade que tive quando comecei, há 20 anos, é sentir que esse conceito de inovação, de transformação constante, está sempre presente. Essa ideia de desafiar o presente, pensando no futuro, é algo que senti não somente como conceito, mas como uma vivência. Fazemos parte desse processo, não estamos apenas observando a inovação", contou.

Dentro dos novos currículos dos cursos, as atividades interdisciplinares são consideradas na carga horária e o conteúdo teórico é trabalhado a distância, com o objetivo de permitir ao estudante rever e se apropriar de conceitos e teorias, complementarmente à aula presencial. Assim, a proposta principal pretende que o aluno possa alinhar os desafios e projetos propostos ao seu propósito pessoal. Por exemplo, se o estudante pretende ser um empreendedor ao final do curso de istração, ele terá seu negócio pensado e validado, e ainda, terá apoio para incubá-lo no Feevale Techpark para conseguir recursos e parceiros de negócios.

O primeiro processo de vestibular de Verão da Feevale, com todos os cursos integrando a Feevale Way, ocorrerá em 6 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 1º de outubro pelo site www.feevale.br/ingresso.

Comments