Famecos cria serviço de curadoria de conteúdos sobre a Covid-19
O laboratório de Jornalismo, Editorial J, está produzindo uma newsletter semanal que pode ser ada pela comunidade

Estar bem informado tem se tornado cada vez mais fundamental, principalmente em razão da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. No entanto, com a multiplicação do volume de informações recebidas diariamente, nem sempre é possível filtrar o que são fatos e conteúdos confiáveis. Pensando nisso, o Editorial J, Laboratório de Jornalismo Convergente do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos), está reunindo semanalmente uma série de notícias sobre a Covid-19. A curadoria é enviada todas as sextas-feiras, pelo WhatsApp, de forma gratuita para toda a comunidade. Para se inscrever basta ar o link.
Todo o conteúdo está sendo produzindo remotamente pelos alunos voluntários do Editorial J, com a supervisão de uma equipe de professores. A newsletter conta com notícias da imprensa local, nacional e internacional, divididas nos destaques 'Pelo Mundo'', 'Pelo Brasil' e 'Pelo Interior'. Além disso, o serviço reúne um tópico voltado a ciência 'Momento ciência' uma reportagem mais longa 'Para ler com calma', um vídeo 'Para assistir' e um podcast 'Para ouvir'.
O trabalho é realizado por um grupo de alunos que consome, durante toda a semana, as reportagens dos principais veículos de imprensa, separam os materiais mais importantes e que não tiveram grande repercussão local. Por último, selecionam as mais relevantes da semana e enviam para os s toda sexta-feira. O trabalho é supervisionado por professores do curso de Jornalismo, que discutem as pautas e orientam as escolhas. Entre os materiais sugeridos, em alguns momentos, aparecem reportagens e conteúdos feitos pelos próprios alunos que, também, produzem vídeos, áudios e fotos à distância, como a grande imprensa nesse momento.
Para o professor Fabio Canatta, coordenador Editorial do laboratório, reconhece que o serviço é de extrema importância neste tempo: "A imprensa é um serviço fundamental, uma aliada para a conscientização da população e para a implementação de políticas públicas que nos ajudam a vencer a pandemia. Assim, nossos alunos não poderiam ficar alheios a tudo isso, apenas acompanhando o trabalho dos veículos de imprensa. No Laboratório de Jornalismo eles também são protagonistas deste processo. E, como os jornalistas profissionais no mercado, estão trabalhando de casa, vivendo e ultraando as dificuldades que o momento nos coloca. Fazendo jornalismo de verdade" enfatiza.