Faculdades gaúchas se preparam para o retorno presencial
Reportagem do Coletiva.net apurou de que maneira as instituições de ensino voltam às aulas em 2022

Desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, em 2020, setores foram prejudicados em continuar com as atividades presenciais. A Educação no ensino superior teve que introduzir as aulas 100% remotas a fim de continuar com a grade curricular dos alunos. Para este ano, com o avanço da vacinação contra a doença, faculdades do Rio Grande do Sul voltam a pensar sobre a possibilidade do presencial.
Algumas instituições retomam os exercícios a partir desta segunda-feira, 21, e preparam os alunos, sobretudo dos cursos de Comunicação, que exigem laboratórios para as práticas profissionais, para esta volta. A reportagem do Coletiva.net apurou de que maneira as instituições de ensino retornarão às aulas em 2022.
ESPM-Sul
Na Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre (ESPM-Sul), as aulas do primeiro semestre começam nesta segunda. De acordo com Rene Luis Goellner, diretor acadêmico, parte das disciplinas terá modelo híbrido. Neste período, o aluno acompanhará as aulas de forma presencial ou virtual.
Outras cadeiras, entretanto, serão disponibilizadas em formato 100% on-line. "A partir de 14 de março, começaremos o presencial", explicou à reportagem. Não haverá exigência de comprovante de vacinação para o retorno.
(Fabico) Ufrgs
A Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) ainda está com atividades remotas desde 17 de janeiro, quando começou o semestre letivo 2021/2, que vai até maio deste ano. Segundo o coordenador do curso de Jornalismo da instituição, Felipe Moura, o retorno ao presencial foi adiado.
"Neste momento, estamos no ERE (Ensino Remoto Emergencial) ainda, sem muitas novidades", disse o coordenador. Conforme informações divulgadas pela Ufrgs, as aulas referentes ao primeiro semestre de 2022 terão início em 13 de junho e término em 20 de outubro. Já as atividades de 2022/2 vão de 17 de novembro a 19 de abril de 2023, para todos os cursos da instituição.
(Famecos) PUCRS
A Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) volta às aulas com 100% presencial, de acordo com a Assessoria de Imprensa da instituição. O semestre letivo acontece a partir de 2 de março, com reforço dos protocolos sanitários.
A Universidade, em geral, prepara-se para a retomada da presencialidade com o corpo técnico e docente imunizados e um comitê de especialistas, que acompanham diariamente os desdobramentos da pandemia. Desde o início, a PUCRS se adaptou ao modelo on-line e híbrido.
UCS
Também por meio da Assessoria de Imprensa, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) informou que retoma atividades acadêmicas presenciais em 3 de março. As disciplinas programadas para a modalidade presencial ocorrem nos locais de aula e nas síncronas on-line e a distância. A programação leva em conta os protocolos sanitários dos órgãos públicos, podendo ser alterada mediante determinação legal.
A UCS informou ainda que segue como prioridade a preservação da segurança de estudantes, professores, funcionários e toda a comunidade, de forma que a retomada ocorra sob protocolos de biossegurança, que envolvem uso obrigatório de máscaras e distanciamento social. A instituição recomenda que todos os estudantes sejam vacinados, conforme preconiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, no entanto, não exigirá tal medida dos discentes.
Unifin
A reportagem entrou em contato com a instituição, no entanto, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.
Uniritter
Por meio de esclarecimento em nota da Assessoria de Imprensa, o Centro Universitário Ritter do Reis (Uniritter) informa que os cursos de Comunicação, bem como os demais iniciam as aulas de 2022/1 hoje, 21, de forma virtual. As atividades presenciais estão previstas para ocorrer a partir de 7 de março.
A nota ressalta, entretanto, que a data poderá sofrer alterações caso recomendado pelas autoridades de Saúde locais. Qualquer possível modificação diante do cenário atual será amplamente divulgada para toda a comunidade acadêmica.
Fadergs
Na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs), o início do semestre também ocorre nesta segunda-feira, de forma virtual. A partir de 7 de março, serão retomadas as atividades presenciais. A Fadergs estabeleceu um Comitê de Prevenção e Cuidados e segue atenta às normas gerais de prevenção à Covid-19, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), seguindo também as determinações estaduais e municipais.
A instituição participa do programa Pró-Vacina, a fim de promover a informação e incentivar a conscientização sobre a doença e o processo de imunização. A Fadergs afirma, porém, que ainda não há previsão de exigência de apresentação do controle vacinal para estudantes.
Feevale
Agendada para hoje, a volta às aulas da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, será totalmente presencial. O primeiro semestre vai até 9 de julho, enquanto o segundo ocorrerá entre 1º de agosto e 17 de dezembro.
A instituição informa que não será exigido aporte de vacinação contra a Covid-19, mas que, havendo qualquer alteração nas recomendações oficiais, a decisão será readequada para atender às necessidades de prevenção à doença.
Para o retorno presencial, a Feevale seguirá as normativas emitidas pelos órgãos legais, como a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção para o e permanência nos campus, disponibilização de álcool gel, distanciamento de um metro entre as classes, e higienização e ventilação dos espaços de uso comum.
UFSM
O calendário acadêmico de 2022 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) terá início em 11 de abril deste ano e término em 4 de fevereiro de 2023. O intervalo entre os semestres será entre 20 de agosto e 12 de setembro de 2022. No entanto, a UFSM ressalta que poderão ocorrer atividades a distância, desde que compreendam até 40% da carga horária total do curso.
Para a realização das atividades internas, deverá ser respeitado o distanciamento de 1,5 metro e os alunos terão de usar qualquer tipo de máscara. A UFSM informa ainda que fornecerá máscaras adequadas para todos os estudantes com Benefício Socioeconômico (BSE). Também será exigida a comprovação do esquema vacinal completo, mediante carteira de vacinação ou comprovante disponível no aplicativo Conecte SUS.
Ulbra
A partir de 3 de março, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) retomará as aulas de forma totalmente presencial. Para a instituição, o estágio avançado da vacinação contra o coronavírus permite um retorno seguro. A instituição de ensino superior seguirá os protocolos exigidos pelas autoridades de Saúde e os decretos estaduais e municipais.
Em relação ao comprovante de imunização, a Ulbra informa que a apresentação não será exigida para o retorno das aulas presenciais. O primeiro semestre de 2022 segue até 23 de julho e o segundo entre 1º de agosto e 21 de dezembro.
Unisc
Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), incluindo disciplinas práticas e teóricas, a presencialidade será retomada a partir de 2 de março. Em nota oficial, divulgada na última semana, a instituição salienta que está "preparada para receber os estudantes, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias".
Para garantir um retorno seguro, a Unisc manterá algumas disciplinas no formato remoto. Também serão adotadas medidas de prevenção à Covid-19, como uso contínuo de máscara, uso frequente de álcool gel nas mãos, distanciamento social e orientação para manter portas e janelas abertas nos ambientes. O primeiro semestre vai até 12 de julho. O aporte vacinal não será exigido para o retorno das atividades.
Unisinos
Com cursos nas modalidades presenciais, a distância e híbrido, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) retomará suas atividades físicas de forma gradual no primeiro semestre deste ano, que se inicia nesta segunda-feira. A instituição divulgou por meio de portais que a estratégia de retorno progressivo da presencialidade está sendo realizada em seus campi desde 2021/2 e que segue atenta e acompanha a evolução dos fatos para, se necessário, mudar seus procedimentos e orientações.
Para o presencial às dependências da universidade, não haverá exigência do aporte de vacinação contra a Covid-19. O primeiro semestre vai até 2 de julho e o segundo vai de 1º de agosto a 10 de dezembro.
Univates
O semestre da Universidade do Vale do Taquari (Univates) se iniciou em 14 de fevereiro e se encerrará em 12 de julho. Conforme a instituição, a presencialidade está sendo adotada para todos os cursos. A Univates não exige comprovante de vacinação contra a Covid-19, contundo, garante que segue todos os protocolos sanitários.