Exposição 'Landell de Moura: 100 anos da história do rádio' está no Museu da PUCRS

Mostra, que comemora os 130 anos da primeira transmissão de telegrafia e telefonia sem fio, foi desenvolvida em parceria com a Famecos

Mostra fica no Museu por três meses - Crédito: Divulgação/PUCRS

A exposição 'Landell de Moura: 100 anos da história do rádio' está aberta no Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A mostra, que conta a história do gaúcho Roberto Landell de Moura, denominado 'Padre cientista', foi desenvolvida pela parceria entre a Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS). A exibição pode ser visitada pelos próximos três meses no terceiro andar do empreendimento, de terças a sextas-feiras, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 10h às 18h. 

Nascido em 21 de janeiro de 1861, em Porto Alegre, o padre é lembrado pela contribuição ao campo das telecomunicações e é considerado o inventor do rádio. Em março de 1901, ele patenteou o aparelho no Brasil, sendo responsável pela primeira patente do gênero no mundo. 

Landell estudou na Escola Politécnica no Rio de Janeiro e, em Roma, formou-se em Teologia e foi ordenado sacerdote em 1886. Durante sua estadia na cidade europeia, iniciou as pesquisas que culminaram na invenção de transmitir voz à distância sem fios, o que, posteriormente, foi reconhecido como a essência do rádio. 

Com curadoria de Edison Hüttner, professor da PUCRS, e Thais Nunes Feijó, representante do IHGRGS, a mostra também comemora os 130 anos da primeira transmissão de telegrafia e telefonia sem fio. A experiência foi realizada pelo padre, em equipamentos alocados a oito quilômetros  de distância um do outro.

Comments